Trump ordena investigação sobre saúde de Biden
Para republicano, democrata tem escondido declínio cognitivo
5 de junho
2025
– 10H31
(atualizado às 10h56)
Donald Trumppresidente dos Estados Unidos, ordenou nesta quinta-feira (5) uma investigação sobre a saúde de seu antecessor Joe Biden, que segundo os republicanos, estaria escondendo um declínio em seu quadro cognitivo e de ter utilizado um dispositivo automático – chamado de “autopen” – para assinar documentos.
“Esta conspiração marca um dos escândalos mais perigosos e preocupantes da história americana”, afirmou a Casa Branca em comunicado.
Biden respondeu às acusações, chamando-as de “ridículas e falsas”.
“De forma bem clara: era eu quem tomava decisões durante a minha presidência. Era eu quem tomava decisões sobre perdões, ordens executivas, leis e proclamações. Insinuar que não fosse eu a tomar todas estas decisões é ridículo e falso”, disse Biden, citado pela AFP.
Durante seu mandato à frente da Casa Branca, Biden enfrentou diversos questionamentos sobre seu estado de saúde. No ano passado, durante a corrida eleitoral, ele teve um desempenho fraco em um debate contra o então candidato republicano, Donald Trump.
Na ocasião, os sintomas como cansaço e resfriado aumentaram as dúvidas sobre sua aptidão para disputar um segundo mandato.
Pouco depois, Biden decidiu retirar sua candidatura à reeleição e declarou apoio à então vice-presidente Kamala Harris, derrotada nas urnas por Trump.
Em meados de maio, Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase nos ossos.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.
Publicar comentário