Farmácias seguem sem estoque de vacina contra a gripe em Porto Alegre

Eduarda Costa / Agencia RBS
Vacina protege contra as cepas H3N1 e H3N2 e Influenza B.

Moradores de Porto Alegre relatam dificuldade para adquirir a vacina contra a gripe em farmácias na rede privada, em um contexto de aumento de casos graves da doença. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul registrou mais de 600 hospitalizações pelo vírus Influenza apenas entre os dias 27 de abril e 31 de maio.

Nesta segunda-feira (2), a reportagem de Zero Hora circulou por farmácias dos bairros Centro Histórico, Santana e Azenha e constatou a falta do imunizante. Nas unidades das redes São João, Panvel e Droga Raia, não há vacinas disponíveis para compra em toda a Capital. A situação é semelhante a registrada durante o mês de maio.

O imunizante é trivalente, protegendo contra as cepas H3N1 e H3N2 e Influenza B, e é indicado para todas as faixas etárias, a partir dos seis meses de vida. 

Segundo gestores de uma das unidades da São João, a última remessa do imunizante chegou à rede dia 28 de maio e se esgotou rapidamente devido à alta demanda. Não há previsão para a chegada de novas vacinas. A reportagem procurou a empresa para detalhar a situação, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

A Panvel também registra a falta do imunizante nas unidades. Em nota, a assessoria da empresa afirma que a procura do público pela vacina é alta em suas lojas. A chegada de novas doses está sendo encaminhada junto ao fornecedor da empresa, porém, ainda está sem data confirmada.

As farmácias da Droga Raia também seguem apresentando estoque vazio do imunizante na Capital há mais de um mês, segundo funcionários de uma das lojas da empresa. Zero Hora não conseguiu contato com a empresa.

ARTIGO  Notícias - Prefeitura de Guarabira (PB)

Vacina está disponível no SUS

No dia 15 de maio, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), liberou a vacina contra a gripe para todos os gaúchos acima de seis meses de vida.

Inicialmente, somente grupos prioritários, composto por crianças (acima de seis meses a menores de seis anos), idosos (60 anos ou mais) e gestantes, estavam aptos a se vacinar na rede pública de saúde.

*Produção: Gabriel Dias

Vídeo Viral - Sistema de Bloqueio
🔒

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Para continuar assistindo este vídeo incrível, compartilhe este post sobre perfumes com seus amigos no Facebook!

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário