Administrador conta como a corrida ajuda no tratamento de depressão
Corrida e depressão: o que diz a ciência
Do ponto de vista biológico, a prática regular de exercícios aeróbicos, como a corrida, aumenta a liberação de neurotransmissores como serotonina, dopamina e norepinefrina, que desempenham papel central na regulação do humor, de acordo com o médico psiquiatra Luiz Gustavo Vala Zoldan, gerente médico do Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental.
A prática também estimula uma proteína essencial para a neuroplasticidade, ou seja, a formação de novas conexões neuronais, especialmente no hipocampo, região cerebral afetada na depressão. Além disso, reduz processos inflamatórios, outro fator ligado à depressão.
“No campo psicológico, a corrida eleva a autoestima, fortalece a autoconfiança e proporciona uma distração dos pensamentos negativos, além de também combater o isolamento social quando praticada em grupo”, afirma Zoldan. “Outro benefício é que a concentração exigida pela corrida pode ter um efeito meditativo, aumentando a atenção e a presença no momento.”
Zoldan alerta, porém, que, embora a atividade física tenha eficácia comprovada no alívio de sintomas depressivos e possa reduzir a necessidade de medicação em alguns pacientes e potencializar os efeitos do tratamento, a decisão de substituir ou descontinuar medicamentos deve sempre ser feita sob orientação médica.
Abandonar antidepressivos ou interromper a psicoterapia por conta própria pode trazer riscos significativos, incluindo recaída ou agravamento dos sintomas, aumento do risco suicida e síndrome de descontinuação medicamentosa, caracterizada por sintomas como irritabilidade, insônia, tontura e desconforto físico.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.






Publicar comentário