Exercício no pós-parto reduz risco de depressão

Está certo que refazer a rotina com um recém-nascido em casa não é nada fácil, mas uma revisão de estudos conduzida pela Universidade de Alberta, no Canadá, traz bons motivos para convocar a rede de apoio e separar um tempo para a mamãe se exercitar.

A análise, baseada em dados de 35 pesquisas tocadas em 14 países, englobando ao todo mais de 4 mil mulheres, é categórica em sua conclusão: a atividade física nas semanas após o parto ajuda a lidar com a ansiedade e diminui o risco de uma depressão.

Os benefícios foram observados a partir de 80 minutos semanais de uma sessão de intensidade moderada — nenhuma meta inalcançável.

Contudo, para a segurança da prática, é fundamental que a paciente receba o aval médico e seja orientada quanto ao ritmo e ao tipo de exercício. Em algumas situações, como a recuperação após a cesariana, o tempo afastado da malhação poderá ser maior.

+ Leia também: De 2 a 5 anos: os novos mil dias críticos para a vida da criança

saude-atividade-fisica-fitness-exercicio-gravidez-gestacao
Exercício depois do parto: duas horas por semana já fazem diferença (Ilustração: Editoria de Arte/Veja Saúde)
Continua após a publicidade

Diretriz defende atividade física para as novas mães

A Sociedade Canadense de Fisiologia do Exercício passou a recomendar que, nas primeiras 12 semanas após o parto, as mulheres sem contraindicações e restrições dediquem-se a exercícios aeróbicos e resistidos — ou seja, combinem na agenda sessões de caminhada rápida e ciclismo, por exemplo, com as de musculação.

Os experts prescrevem ao menos 120 minutos por semana, distribuídos em quatro ou mais dias, de preferência sob a orientação de profissionais da área. Ou seja, duas horas por semana já fazem a diferença. O saldo é um menor risco de panes mentais e cardiovasculares.

ARTIGO  Gominho fala sobre emagrecimento de 53 kg: 'Quero envelhecer bonitinho'

+ Leia também: Telas: mais um problema viral de crianças e adolescentes

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Continua após a publicidade

Faça o download e fique em dia com o universo complexo e fascinante da saúde.

Compartilhe essa matéria via:

Vídeo Viral - Sistema de Bloqueio
🔒

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Para continuar assistindo este vídeo incrível, compartilhe este post sobre perfumes com seus amigos no Facebook!

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário