Idosos devem ter atenção redobrada com atividades físicas no outono-inverno — Rádio Senado
Praticar atividade física é importante em qualquer fase da vida. E na terceira idade, ao contrário do que muitos pensam, se exercitar traz mais benefícios do que riscos. No entanto, durante o outono e o inverno, é preciso atenção. Christian Zamprogna, especialista em treinamento esportivo e CEO do Estúdio Fly, destaca alguns cuidados essenciais para quem quer manter a prática de atividade física nessa época do ano de forma segura.
27/05/2025, 18h30 – ATUALIZADO EM 27/05/2025, 18h36
Duração de áudio: 02:30
freepik.com (direitos reservados)
Transcrição
SE MOVIMENTAR FAZ BEM EM TODAS AS ESTAÇÕES, ESPECIALMENTE PARA QUEM ESTÁ NA TERCEIRA IDADE.
MAS NO FRIO, ALGUNS CUIDADOS SÃO ESSENCIAIS PARA QUEM QUER MANTER A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE FORMA SEGURA. OS DETALHES COM A REPÓRTER BIANCA PEREIRA.
Praticar atividade física é importante em qualquer fase da vida, inclusive na terceira idade. E, ao contrário do que muitos pensam, se exercitar nessa faixa etária traz mais benefícios do que riscos.
No entanto, durante o outono e o inverno, é preciso redobrar os cuidados. O frio exige atenção especial para garantir que os exercícios sejam feitos de forma segura.
O especialista em treinamento esportivo e CEO do Estúdio Fly, Christian Zamprogna, reforça que manter-se ativo no inverno é fundamental para a saúde dos idosos. Mesmo com as baixas temperaturas e a tendência de se movimentar menos, os exercícios ajudam a preservar a qualidade de vida e o bem-estar.
Christian destaca que os alongamentos para aquecer o corpo, está entre os principais cuidados antes de iniciar as atividadesfísicas, nessa época do ano.
“É imprescindível que os alongamentos sejam feitos com muito cuidado, sem esforço exacerbado e atividades de baixo impacto, como caminhadas, devem ser feitas aí inicialmente, antes do início de uma atividade física, por volta de 10 minutos a 15, antes do esforço físico ser aumentado.
Além desses cuidados, Zamprogna orienta também que os idosos verifiquem as condições do coração antes de se exercitarem no frio.
“Saber se o seu coração está realmente pronto para ter o impacto do esforço realizado, que a atividade física proporciona, fazendo com que o músculo cardíaco se acelere. Além disso, verificar se ele possui alguma patologia que deve ser observada com mais carinho durante a atividade.
Além do aquecimento e alongamento, entre outras recomendações, o especialista orienta que os idosos deem preferência aos horários mais quentes do dia, utilizem roupas adequadas, mantenham-se bem hidratados e, se possível, optem por atividades em ambientes fechados, quando as temperaturas estiverem muito baixas.
Sob supervisão de Anderson Mendanha, da Rádio Senado, Bianca Pereira.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.






Publicar comentário