Bem-estar no mercado de trabalho: o papel das organizações na construção de um time saudável
Empresas que priorizam a saúde mental e emocional dos colaboradores constroem ambientes mais produtivos, humanos e sustentáveis — e tornam o RH um agente estratégico de transformação.
Colunista Mundo RH, Carol Dias, Diretora de People & Performance da Kraft Heinz Brasil
Em um mundo pós-pandemia, o tema da saúde mental e emocional se tornou ainda mais urgente — sobretudo no Brasil. Segundo um relatório do Global Mind Project, a saúde dos brasileiros está entre as piores do mundo, com um volume crescente de diagnósticos de estresse e ansiedade.
No contexto do trabalho, essa realidade não é diferente. Afinal, a mesma pesquisa indica que estamos cada vez mais com dificuldades para lidar com o estresse e manter a produtividade. E, em um cenário em que desempenho e alta performance ainda são amplamente exigidos ao longo da jornada do colaborador, as empresas passam a ter um papel fundamental no suporte à saúde mental de seus times.
Quinze anos atrás, quando ingressei no mercado de trabalho e mergulhei no universo do RH, encontrei uma área que cuidava mais de processos do que de pessoas. Nos últimos anos, esse escopo evoluiu consideravelmente, com o entendimento crescente de que cuidar de pessoas é, na verdade, uma decisão estratégica que move o ponteiro do negócio.
Muitos de nós, que vivemos essa transição, lembramos que, no passado, não era comum falar sobre saúde mental no trabalho. Hoje, o cenário é bem diferente: de acordo com uma pesquisa da Deloitte, mais de 50% dos colaboradores da Geração Z se sentem confortáveis para falar sobre saúde mental com seus líderes. E a tendência é que esse tema esteja presente em cada vez mais salas de reunião, fóruns e discussões estratégicas — não apenas entre líderes de RH, mas também entre líderes de negócios.
Na Kraft Heinz, por exemplo, acreditamos que promover a saúde psicológica não é apenas um compromisso, mas uma ação contínua e preventiva. Por isso, temos investido intencionalmente em programas que promovem uma rotina mais saudável para todo o nosso time. Além de uma jornada de trabalho flexível e um ambiente onde todos possam ser quem são e se divertir enquanto navegam suas jornadas, oferecemos programas robustos de assistência psicológica, jurídica, nutricional e financeira, garantindo suporte em todas as fases da vida — dentro e fora do trabalho, inclusive para dependentes.
O resultado disso? Um time mais saudável, engajado e feliz, que confia que produtividade e bem-estar caminham juntos com o apoio da liderança e da companhia. À medida que o mundo se transforma, cabe às organizações se reinventarem na mesma velocidade, apostando no RH como uma alavanca estratégica para cuidar do recurso mais valioso de qualquer empresa: as pessoas.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.






Publicar comentário