Você RH lança prêmio para empresas que prezam p…

Dando continuidade a uma tradição da Editora Abril em reconhecer e premiar as melhores organizações e profissionais em seus ramos de atividade, a Você RH anuncia o “Prêmio Melhores Empresas para (se) Bem-Estar”.

A iniciativa tem o patrocínio do Wellhub, plataforma de bem-estar corporativo, e conta com metodologia e produção da escola de comunicação Calor, com trabalho dos pesquisadores Fabio Josgrillberg, Larissa Santana e Renato José de Souza, da EAESP-FGV.

Para conhecer o regulamento e fazer a indicação de um case extraordinário da sua empresa, acesse https://melhoresempresasbemestar.com.br até o dia 30 de junho. Se sua organização tem políticas que refletem uma cultura de bem-estar alinhada à estratégia do negócio, visite esse site o quanto antes para concorrer.

Um evento de premiação, com a presença dos finalistas em uma série de categorias, será realizado no final de setembro (data e local ainda serão divulgados), e todas essas empresas terão destaque numa edição especial da revista, além de divulgação nos canais digitais da Você RH.

As categorias premiadas

A premiação avalia iniciativas, como programas, ações e campanhas, implementadas entre 1º de  janeiro de 2024 e 1 de abril de 2025. Numa primeira etapa, os projetos são analisados pelo Comitê Executivo de Seleção, levando em conta os critérios estipulados no regulamento e a pontuação resultante das respostas ao questionário preenchido no processo de indicação do projeto.

Após a triagem, as iniciativas são submetidas a um júri de especialistas no tema, que, por meio de suas notas, definem três vencedores em seis categorias, nas posições Ouro, Prata e Bronze:

Continua após a publicidade

Saúde Integral no Trabalho

Engajamento e Conexão

Valorização do Trabalho

ARTIGO  Ozempic e Wegovy têm preços reduzidos no Brasil a partir de hoje; veja os novos valores

Ambiente de Segurança Psicológica e Inclusão

Equilíbrio Vida Pessoal e Trabalho

Futuro do Bem-Estar

O Prêmio Melhores Empresas para (se) Bem-Estar conta ainda com um Reconhecimento Especial. Dentre as seis iniciativas ganhadoras da posição Ouro, o Comitê Executivo elege a Melhor Iniciativa de Bem-Estar.

Por que bem-estar?

Estudos comprovam que organizações que promovem ambientes inclusivos, saudáveis e colaborativos têm colhido frutos claros: aumento da produtividade, maior engajamento e redução significativa no turnover.

Segundo a Harvard Business Review, equipes com alta segurança psicológica têm desempenho até 27% superior, além de revelarem níveis mais elevados de inovação, colaboração e resolução de problemas. Já uma pesquisa da Gallup mostra que colaboradores que se sentem emocionalmente seguros e amparados no trabalho apresentam 41% menos absenteísmo e proporcionam 21% mais lucro em suas unidades de negócio.

A segurança psicológica, conceito desenvolvido pela professora Amy Edmondson, da Harvard Business School, é a base para equipes inovadoras e de alta performance. Ela diz respeito à liberdade de se expressar sem medo de punições ou julgamentos – seja para propor ideias, apontar erros ou pedir ajuda. Segundo a pesquisadora, “a segurança psicológica não está em desacordo com conversas difíceis – é justamente o que nos permite ter conversas difíceis”.

Continua após a publicidade

Em empresas com esse tipo de cultura, os times erram menos, aprendem mais rápido e colaboram com mais fluidez.

Já de acordo com um levantamento da McKinsey, companhias que investem em saúde mental e bem-estar têm até quatro vezes mais chances de atrair e reter talentos em mercados competitivos. Outro dado relevante vem do Instituto Great Place to Work: organizações com altos índices de bem-estar apresentam uma rotatividade até 50% menor do que aquelas com clima organizacional tóxico ou indiferente ao tema.

ARTIGO  4 hábitos simples para reduzir seu consumo de açúcar, segundo Harvard

Celebração das melhores práticas

Esse prêmio inédito ainda segue estritamente a linha editorial da Você RH, que nos dois últimos anos teve, com destaque em suas matérias de capa, temas com os quais as lideranças e a área de recursos humanos têm de lidar para proporcionar ambientes seguros psicologicamente e, até por isso, mais propícios ao sucesso nos negócios: chefes tóxicos, depressão, diversidade, inveja no escritório, a semana de quatro dias, como conciliar filhos e carreira, a solidão dos líderes e assédio moral.

É nesse contexto que surge essa premiação inédita no Brasil: a iniciativa celebra práticas que vão além dos benefícios tradicionais e colocam a saúde emocional no centro da estratégia de gestão de pessoas – com escuta ativa, empatia, flexibilidade, desenvolvimento humano e respeito às individualidades.

Continua após a publicidade

Por tudo isso, mais do que um selo de prestígio, a premiação busca inspirar o mercado a colocar as pessoas no centro das decisões, em um momento em que a cultura organizacional é determinante para atrair e reter talentos. Afinal, empresas que cuidam de gente são, cada vez mais, as que têm gente disposta a cuidar da empresa.

Compartilhe essa matéria via:

Este texto é parte da edição 98 (junho e julho) da Você RH, que chegará às bancas no próximo dia 6. Acompanhe nossas redes sociais e não perca o lançamento.

Vídeo Viral - Sistema de Bloqueio
🔒

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Para continuar assistindo este vídeo incrível, compartilhe este post sobre perfumes com seus amigos no Facebook!

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário