Vazamento na Unimed atinge chatbot e expõe mais de 14 milhões de mensagens de clientes – ConvergenciaDigital

A Unimed, empresa brasileira no setor de saúde suplementar, sofreu um vazamento de dados no sistema Kafka, utilizada para comunicação em tempo real, que expôs mensagens trocadas entre pacientes e profissionais de saúde.

A informação é da Cybernews e indica que entre as informações expostas estavam conversas completas entre usuários e o chatbot “Sara”, diálogos diretos com médicos da rede, documentos pessoais enviados por pacientes, resultados de exames, fotos médicas, além de dados cadastrais como nomes completos, números de telefone, endereços de e-mail e números de cartão Unimed.

Os pesquisadores estimam que pelo menos 14 milhões de mensagens foram transmitidas de forma insegura, tendo conseguido interceptar mais de 140 mil comunicações durante sua investigação. A exposição durou tempo suficiente para que agentes maliciosos pudessem acessar, copiar e até mesmo manipular essas informações. O Convergência Digital procurou a assessoria da Unimed, mas ainda não obteve informações.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário