blog

dicas de saúde e bem-estar

Uma mulher cobrindo a boca enquanto tosse

Tosse seca: quando devo me preocupar?

Publicado em 15 de Junho de 2022 por Alba Saúde

Com esse tempo mais frio no Rio de Janeiro, um dos sintomas mais comuns entre as pessoas é a tosse seca.

Em grande parte dos casos, a tosse pode ser passageira e não ter maiores complicações. Entretanto, dependendo da duração e da presença de outros sintomas, pode indicar problemas mais sérios.

Por isso, a Alba preparou algumas informações importantes para você saber quando se preocupar.

Quais são as causas?

A tosse seca, exatamente por não produzir muco, pode provocar dores intensas por forçar atrito na garganta, que costuma ficar irritada nessas situações. O sintoma se torna mais comum durante esse clima frio, já que temos contato com um ar mais seco.

Mas não é só o clima que pode causar esse problema. Ele também pode ser provocado pela fumaça de cigarros, excesso de poluentes no ar e agentes que normalmente causam alergia (como pólen, poeira e pelos de animais).

Em relação à doenças, ela é um sintoma bastante comum de infecções virais (como gripe e resfriado), problemas respiratórios (como asma, bronquite, rinite e sinusite), além de ser normal em quem tem refluxo gastroesofágico.

Quando devo me preocupar com a tosse seca?

Geralmente, o sintoma não dura muito tempo. Se for uma irritação momentânea da garganta ou das vias aéreas, ele costuma passar em algumas horas (podendo levar alguns dias para se recuperar totalmente).

A preocupação é maior quando a tosse seca se torna constante, durando mais de 3 semanas, principalmente se ela estiver acompanhada de outros sintomas, como febre alta, tontura e dificuldade para respirar.

Nesses casos, o paciente deve procurar um médico o mais rápido possível, já que pode indicar doenças mais graves, como pneumonia, tuberculose e até COVID-19.

Como posso aliviar o sintoma?

De um modo geral, o problema pode ser prevenido com algumas práticas simples como higienização das mãos, manter o ambiente arejado, ter hábitos saudáveis e fazer o acompanhamento médico em casos de doenças crônicas.

Já em casos de tosse leve, se manter hidratado e um pouco de repouso, assim como produtos naturais para aliviar a garganta, já ajudam no incômodo. Entretanto, vale destacar que identificar a causa específica pode ser difícil.

Resquícios da COVID, alergias, mudança climática… há muitas causas para essa tosse seca que tem incomodado muita gente. Pode não ser nada demais, porém a sua persistência é um indício de algo mais sério, que precisa ser investigado.

Por isso, a melhor opção em todos os casos é ir ao médico, que vai avaliar a situação e indicar o tratamento adequado. Você pode procurar o clínico geral (inicialmente), o infectologista, o pneumologista ou o otorrinolaringologista.


Na Alba Saúde, você encontra consultas a partir de R$ 79*. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena.

*Consulte a especialidade, unidade e médico