blog

exames laboratoriais e imagem

Tire suas dúvidas sobre o Teste Rápido de Antígeno para COVID

Tire suas dúvidas sobre o Teste Rápido de Antígeno para COVID

Publicado em 06 de Janeiro de 2022 por Alba Saúde

O Rio de Janeiro está com um novo aumento de casos de COVID neste início do ano.

Por isso, em diversos espaços abertos ao público, uma das exigências pode ser um resultado negativo do Teste Rápido de Antígeno.

Como existem vários tipos de testes, a Alba separou algumas perguntas comuns sobre o teste de antígeno e veio tirar suas dúvidas.

O que é o Teste Rápido de Antígeno?

É um teste que busca fragmentos para detectar a proteína do coronavírus durante a fase ativa da infecção. Caso a proteína for identificada, o teste apresenta o resultado positivo e indica que o paciente está contaminado no momento.

O teste é rápido, prático, e o resultado costuma sair em apenas 30 minutos.

Como é realizado?

Assim como o PCR, a amostra é coletada pelo nariz ou garganta com um swab (parecido com um cotonete grande).

Na hora de pegar a amostra, é comum que o paciente sinta um pequeno incômodo por causa da sensibilidade das áreas, mas a coleta é super rápida e não causa dor.

Quando é indicado fazer o teste?

O Teste Rápido de Antígeno é indicado para pessoas que estão com sintomas ou que tiveram contato recente com pessoas infectadas. Ele deve ser realizado até o 10º dia de sintomas, preferencialmente entre o 3º e 5º dia.

O teste também é indicado para realizar o monitoramento de ambientes fechados ou com maior quantidade de pessoas, já que permite uma resposta rápida de controle e isolamento, diminuindo as chances de disseminação.

Por que esse teste pode ser exigido nos locais?

Por causa da praticidade e rapidez do resultado, esse é o teste mais indicado para os locais conseguirem fazer o controle de uma maior quantidade de pessoas.

Como ele detecta a presença do vírus mesmo em casos assintomáticos, é possível fazer uma melhor avaliação individual de quem precisa se manter isolado e reduzir os riscos de transmissão para mais pessoas.

Existe a possibilidade de um resultado “falso”?

Seguir as indicações específicas de cada teste é importante para reduzir a probabilidade de erros, mas é preciso destacar que sim, é possível ter um “falso negativo” ou um “falso positivo”.

Isso acontece porque é necessária uma certa quantidade de vírus para que ele seja encontrado na amostra, e o paciente pode estar com uma carga viral baixa, mesmo nos dias mais indicados, o que dificulta a detecção e possibilita os falsos negativos.

Já no caso dos falsos positivos, o que pode acontecer é a identificação da presença de anticorpos similares aos que são especificamente contra ao SARS-CoV-2.

Na Alba, você encontra o Teste Rápido de Antígeno e mais seis tipos de teste para COVID em todas as unidades ou por coleta domiciliar.

Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993
🏡 WhatsApp Coleta domiciliar: (21) 98264-0057

Cuidar da saúde na Alba vale a pena! 💚

*Texto publicado originalmente em 20/09/2021 e atualizado em 06/01/2022