blog

exames laboratoriais

Teste Covid-19

Confira o que a Alba oferece de mais moderno em teste para COVID-19

Publicado em 08 de Abril de 2020 por Alba Saúde

Em tempos de pandemia, é necessário que todos façam a sua parte para ajudar no combate ao novo coronavírus e a função da Alba é cuidar da sua saúde!

Buscando sempre o que há de mais moderno e oferecendo os melhores serviços para nossos pacientes, a Alba oferece diferentes tipos de testes para identificar o COVID-19.

Realize o Teste Rápido Qualitativo, o Teste Sorológico (anticorpos IgG e IgM/IgA) e o PCR para detecção da COVID-19 em uma de nossas unidades ou solicite a coleta domiciliar.

Teste rápido qualitativo (IgM e IgG) para COVID-19

O teste rápido qualitativo para COVID-19 é feito com amostra de sangue do paciente e detecta a presença de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. O exame é indicado para pessoas que apresentaram sintomas na fase tardia ou que tiveram contato com pessoas infectadas e deve ser feito a partir do 20º dia de sintomas.

Sorologia para Covid-19

Os exames de Sorologia para COVID-19 são feitos com amostra de sangue do paciente e detectam a presença de anticorpos IgM, IgG e IgA em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. Os exames são realizados pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA). Ressaltamos que um resultado negativo não exclui a presença de doença.

– IgG: indicado para pessoas que querem saber se já estão potencialmente imunizadas. O exame pode ser feito em qualquer momento, mesmo que não tenha tido sintomas.

– IgM e IgG: indicado para pessoas que apresentaram sintomas na fase tardia ou que tiveram contato com pessoas infectadas. A pesquisa de anticorpos deve ser solicitada a partir do 10º dia de sintomas ou suposto contágio.

– IgA e IgG: também indicado para pessoas que apresentaram sintomas na fase tardia ou que tiveram contato com pessoas infectadas. A pesquisa de anticorpos deve ser solicitada a partir do 8º dia de sintomas ou suposto contágio.

PCR para Covid-19

É a metodologia capaz de detectar a presença do vírus nos pacientes. O exame é feito em material coletado da garganta e do nariz e por meio de técnicas de biologia molecular, detecta o material genético do vírus na amostra do paciente. O exame é recomendado para o diagnóstico de COVID-19 para pessoas com sintomas na fase aguda ou que tiveram contato recente com pessoas infectadas. O teste pode ser feito até o 10º dia de sintomas, preferencialmente entre o 3º e 5º dia.

Quer saber mais sobre os preços e especificidades de cada exame? Confira na tabela.

Agende seu teste nos canais abaixo:

Central de atendimento: (21) 3251-8103
WhatsApp: (21) 97211-3993

Vale lembrar que as nossas clínicas continuam abertas, em pleno funcionamento, e jamais deixaremos de cuidar de você. Mas pedimos que, caso apresente sintomas de gripe, com ou sem febre, permaneça em casa por 14 dias.

Caso apresente estes sintomas junto com falta de ar, procure uma emergência.

Unidos somos mais fortes! 💪