blog

dicas de saúde e bem-estar

Setembro Amarelo: 5 dicas essenciais para melhorar a sua saúde mental

Setembro Amarelo: 5 dicas essenciais para melhorar a sua saúde mental

Publicado em 06 de Setembro de 2021 por Alba Saúde

O mês de setembro é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, que promove a conscientização sobre as doenças psicológicas e realiza ações para prevenção de suicídios.

Uma das partes essenciais dessa discussão é falar sobre saúde mental. Por isso, a Alba Saúde separou cinco dicas importantes para te ajudar a cuidar bem da sua mente.

1. Não se cobre tanto

Diariamente, somos bombardeados de informações e possibilidades, por isso é normal se sentir pressionado ou ter dúvidas sobre os seus planos. Entretanto, é importante saber que cada pessoa tem o seu tempo e está tudo bem se nossos objetivos não são exatamente os mesmos dos outros.

Então, não se compare com as pessoas, não se cobre tanto e tenha em mente que nem tudo está sob o nosso controle. Quando conseguimos perceber essas coisas é como se um peso gigante saísse dos nossos ombros.

2. Não ignore os sinais

Quando sentimos alguma dor física, nós procuramos um médico para saber o que está acontecendo. Então, por que não fazemos o mesmo com problemas psicológicos?

Altos níveis de estresse, angústia, tristeza ou ansiedade, por exemplo, não são “bobeiras” e atrapalham bastante o dia a dia, até nas pequenas atividades. Então, se você apresenta algum sinal, não deixe de lado como se não fosse importante e procure a ajuda médica.

Profissionais como o psicólogo ou o psiquiatra trabalham com diversos aspectos da saúde mental e são capacitados para ajudar o paciente a enfrentar esses problemas.

3. Cuide também da parte física

O nosso corpo e mente precisam estar em sintonia para o organismo poder funcionar da melhor forma. Por isso, cuidar da parte física também é muito importante e está diretamente ligada ao nosso psicológico.

Então, fazer exercícios físicos regularmente (respeitando a capacidade do seu corpo), se alimentar de forma saudável, beber água diariamente (o ideal é 35 ml para cada quilo de peso corporal), aproveitar bem as noites de sono e ter uma rotina de cuidado com a pele são essenciais para termos mais energia e nos sentirmos bem com nós mesmos.

4. Faça coisas que você gosta

Muitas vezes, a correria do dia a dia pode impedir de fazer as coisas que amamos, mas é muito importante achar um tempinho para elas.

De vez em quando, pare para se perguntar o que quer fazer e aposte em hobbies ou cursos que te interessam, veja filmes ou séries que você gosta e se dedique a atividades que te dão prazer. Uma pausa ou um momento de distração são essenciais para o descanso da nossa mente.

5. Fique atento ao outro

Na maioria das vezes, não temos como saber o que pode ser um gatilho para alguém ou como a pessoa vai se sentir com alguma coisa que fizemos. Por isso, procure sempre ser gentil, oferecer ajuda e ter compaixão e empatia.

E se você suspeitar ou identificar algum sintoma psicológico em outra pessoa, não deixe de se colocar a disposição para ouvir e a procurar a ajuda necessária. Essas atitudes ajudam bastante a salvar vidas!

Lembre-se que esses cuidados não são para serem feitos só em setembro, mas sim durante o ano todo. Sua vida é muito importante e você não está sozinho: não hesite em pedir ajuda!

Na Alba, você encontra consultas com o psicólogo ou psiquiatra para até o mesmo dia. Entre em contato e faça o seu agendamento:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena! 💛