Nutrição é a especialidade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e as reações que eles provocam no organismo, e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação. O objetivo dessa área é promover a educação alimentar e ela está diretamente relacionada com vida saudável, qualidade de vida e consciência a respeito daquilo que a gente come.

O nutricionista é o responsável por avaliar, diagnosticar e fazer o acompanhamento do estado nutricional do paciente, além de elaborar dietas conforme as necessidades do corpo da pessoa. Esse profissional também é fundamental para a conscientização, difundindo hábitos mais saudáveis, como consumo de alimentos mais naturais, e criando um impacto positivo na vida diária de seus pacientes.

Campos de Atuação:

  • Indústria de Alimentos;
  • Marketing Nutricional;
  • Nutrição Clínica;
  • Nutrição Coletiva;
  • Nutrição Esportiva;
  • Pesquisa Científica.

No que o nutricionista pode ajudar:

Como esse profissional tem o objetivo de possibilitar que as pessoas tenham mais qualidade de vida e façam melhores escolhas alimentares para sua rotina, existem diversas situações em que o acompanhamento nutricional é de extrema importância.

O nutricionista, de uma forma geral, é responsável por ajudar seus pacientes a terem hábitos alimentares saudáveis, com uma refeição balanceada, rica em nutrientes e com uma variação de carboidratos, proteínas e minerais. O profissional ainda pode ajudar em casos mais específicos, acompanhando o desenvolvimento de crianças, garantindo que gestantes não tenham problemas durante a gravidez e auxiliando idosos no processo natural de envelhecimento.

É importante destacar que todo esse cuidado com a boa alimentação e hábitos saudáveis, atrelados à prática de atividades físicas, contribui para o bem-estar físico e mental do paciente.  Além disso, ainda é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, e até proteger contra o câncer.

Técnicas utilizadas para fazer diagnósticos e tratamentos:

Durante a consulta, o nutricionista irá medir peso, altura, percentual de gordura e de massa do paciente, solicitar exames bioquímicos (sangue, urina, fezes) e analisá-los. Ele também irá conversar com o paciente para verificar seu histórico familiar (se possui doenças ou outros fatores hereditários) e conhecer seus hábitos e estilo de vida.

Ao obter esses dados, o profissional irá elaborar um cardápio balanceado e individualizado, com a quantidade de nutrientes necessários às suas necessidades, o que ele deve evitar e o que é indicado consumir, o horário de cada refeição, entre outras informações.

alba saúde oferece consultas em mais de 40 especialidades médicas com atendimento até para o mesmo dia.

Preço do serviço

10x de

R$11,39

ou

R$ 99,00

no dinheiro ou débito