Geriatria é a especialidade médica voltada para cuidar da saúde do idoso, de uma forma geral. O geriatra atua na prevenção e no tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, assim como ajuda o paciente a obter um envelhecimento saudável, no qual o idoso poderá se manter ativo e independente pelo máximo de tempo possível.

O acompanhamento com o geriatra também é uma boa opção para os idosos que são tratados por diversos médicos de várias especialidades. Além de ser o médico mais adequado para compreender as alterações na estrutura do corpo e o metabolismo do organismo do paciente, sabendo indicar melhor os remédios que são apropriados ou não para o uso nesta idade.

Principais doenças ou problemas tratados por esse especialista:

  • Alzheimer;
  • Confusão mental;
  • Depressão;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Incontinência urinaria;
  • Osteoporose;
  • Parkinson.

O geriatra também está apto para realizar o tratamento dos idosos que têm doenças que não têm cura, através de cuidados paliativos, e corrigir complicações causadas pelo uso de medicamentos inapropriados para a idade ou em excesso.

Quando procurar um geriatra:

Existem basicamente três situações para se procurar um geriatra:

  • De forma preventiva, para se orientar como envelhecer de forma saudável;
  • Para acompanhar o processo natural de envelhecimento;
  • Para acompanhar doenças comuns dessa fase da vida, evitando novas sequelas e reabilitando as já existentes.

Já em relação à idade, o recomendado é que se procurar o geriatra a partir dos 60 anos. No entanto, muitas pessoas procuram esse especialista antes, principalmente para se prevenir de problemas da terceira idade.

Dessa forma, apesar de ser mais indicado para tratar e prevenir doenças em idosos, também é comum que o geriatra faça o atendimento de adultos saudáveis. Afinal, o médico poderá identificar formas de diminuir os problemas, reabilitar e dar mais qualidade de vida ao seu paciente.

Técnicas utilizadas para fazer diagnósticos e tratamentos:

Geralmente, a consulta pelo geriatra é mais demorada, pois este médico pode realizar diversos testes, como os que avaliam a memória e capacidade física do idoso, além de fazer uma avaliação mais geral, que envolve, além da saúde física, também as questões emocionais e sociais.

Já em relação ao tratamento, os procedimentos variam de acordo com a doença ou o problema diagnosticado e o histórico médico do paciente.

alba saúde oferece consultas em mais de 40 especialidades médicas com atendimento até para o mesmo dia.

Preço do serviço

10x de

R$12,53

ou

R$ 109,00

no dinheiro ou débito