Fonoaudiologia é a área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

O fonoaudiólogo desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. Atua também em ensino, pesquisa e consultoria. Em muitos casos, trabalha em conjunto com fisioterapeutas e psicólogos.

Principais doenças ou problemas tratados por esse especialista:

  • Dicção incorreta;
  • Disfagia;
  • Gagueira;
  • Língua presa;
  • Respiração oral;
  • Surdez;
  • Traumas na Mandíbula.

Quando procurar um fonoaudiólogo:

Normalmente, esses profissionais são procurados para corrigir ou tratar qualquer problema que dificulte a forma que a pessoa se comunica, mas seu campo de atuação é bastante amplo.

Então, se o paciente apresentar qualquer dificuldade para se comunicar, seja trocando algumas letras ou sentindo dores da mandíbula, é um sinal para procurar o fonoaudiólogo.

Técnicas utilizadas para fazer diagnósticos e tratamentos:

Existe uma série de exercícios que podem ser passados para ajudar nos diferentes tipos de problemas que podem aparecer e o fonoaudiólogo é fundamental para diagnosticar e realizar o procedimento adequado em cada situação.

Alguns exemplos comuns são os exercícios que auxiliam na reprodução de letras, no caso da troca de letras; os que ajudam o paciente a estabelecer um padrão de respiração, melhorando a dicção; os de tonificação da língua, nos casos em que o paciente apresenta língua presa; os de fortificação muscular e de alongamento da musculatura, para auxiliar na recuperação de traumas de mandíbula; entre outros.

A alba saúde oferece consultas em mais de 40 especialidades médicas com atendimento até para o mesmo dia.

Preço do serviço

10x de

R$7,93

ou

R$ 69,00

no dinheiro ou débito