A cirurgia plástica é a especialidade médica que busca melhorias nas características estéticas de seus pacientes e trata patologias e traumas.
A área é dividida entre dois tipos: a cirurgia plástica estética, que tem o objetivo de melhorar a aparência; e a cirurgia plástica reparadora, que envolve o tratamento de problemas congênitos e de reparação, assim como aprimorar ou recuperar as funções e restabelecer a forma mais próxima possível do normal.
As cirurgias plásticas estéticas mais realizadas no Brasil:
- Abdominoplastia;
- Aumento dos glúteos por transferência de gordura;
- Cirurgia de pálpebra;
- Implante de silicone nos seios;
- Lifting de mama;
- Lifting de rosto;
- Lipoaspiração;
- Preenchimento do rosto;
- Redução de mama;
- Rinoplastia.
Os motivos mais comuns para cirurgias plásticas reparadoras no Brasil:
- Acidentes domésticos;
- Acidentes urbanos;
- Defeitos congênitos;
- Reconstrução mamária;
- Tumores cutâneos.
Antes de realizar os procedimentos:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é a referência para os profissionais de cirurgia plástica e o órgão reforça o alerta sobre a importância de encontrar um cirurgião plástico habilitado para a realização destes tratamentos.
Importante destacar que, como qualquer cirurgia, há riscos no procedimento cirúrgico e existem cuidados bastante específicos para a recuperação no pós-operatório. Por essa razão, no caso das cirurgias estéticas, é preciso avaliar bem o cirurgião plástico escolhido e se o momento é o ideal para a realização do procedimento.
A alba saúde oferece consultas em mais de 40 especialidades médicas com atendimento até para o mesmo dia.