Secretaria da Saúde de Canoas encerra colaboração com instituto que geria o HPS; funcionários têm contratos rescindidos

Lisielle Zanchettin / Agência RBS
Hospital era responsável pela gestão do HPS, com atendimentos no Hospital Nossa Senhora das Graças.

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas extinguiu o termo de colaboração com o Instituto Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) nesta quarta-feira (4). A entidade era responsável pela gestão do Hospital de Pronto Socorro (HPS) do município.

Conforme a prefeitura, a extinção decorre da não prorrogação do termo, que venceu em 27 de março deste ano.

Com a medida, os serviços voltam a ser prestados em parte pelo Hospital Nossa Senhora das Graças. Profissionais contratados pelo instituto alegam terem sido comunicados nesta noite sobre as demissões.

Atualmente, o IAHCS era responsável por cerca de 603 colaboradores, sendo 75 médicos efetivos no hospital, conforme levantamento de Zero Hora. O número de demissões, no entanto, não foi informado.

O secretário de saúde de Canoas, Marcelo Reis, garante que o município vai repassar ao instituto todos os valores para o pagamento dos salários e das rescisões. Em entrevista ao Estúdio Gaúchatambém Rádio Gaúchaele afirmou que a relação entre o instituto e a pasta se “degradou” desde a enchente de maio de 2024.

À reportagem, o instituto afirmou que não irá se manifestar.

A secretaria informou que já comunicou o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a Secretaria Estadual de Saúde acerca da decisão.

Termo de colaboração extinto

Conforme a Secretaria da Saúde de Canoas, a extinção do vínculo decorre da não prorrogação do termo de colaboração, que venceu em 27 de março deste ano.

A notificação da prefeitura à entidade determina que o instituto desocupe e libere imediatamente o HPS e o Hospital Nossa Senhora das Graçasincluindo a retirada de móveis e devolução de documentos e chaves.

Também exige que o aviso prévio dos empregados vinculados às atividades seja pago e dá um prazo de 30 dias para que seja apresentada uma planilha detalhada dos cálculos rescisórios dos colaboradores e documentos que comprovem providências para quitação das dívidas.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário