blog

dicas de saúde e bem-estar

Secreção ou corrimento? Entenda a diferença entre os dois.

Publicado em 15 de Outubro de 2020 por Alba Saúde

Você sabe qual é a diferença entre secreção e corrimento?

Apesar de serem casos bens comuns, esse é um assunto que gera algumas dúvidas e, muitas vezes, a mulher não tem certeza se deve se preocupar ou não.

Por isso, a Alba está aqui para te ajudar a identificar qual pode ser o seu caso!

É muito importante dizer que toda mulher possui uma secreção vaginal normal, que tem a função de lubricar a vagina, protegendo o tecido de lesões. Por ser um processo natural do corpo, ela não coça, não arde, não dói a região durante o sexo, não tem cheiro desagradável e é fluida, com cor branca ou transparente.

Durante o período de ovulação ou pré-ovulação, é normal que essa produção seja um pouco maior, mas isso também não é motivo para se preocupar.

O corrimento é justamente o contrário. Por indicar uma infecção vaginal, ele possui cheiro forte, pode doer, coçar, incomodar ou gerar certa ardência na região. Esse problema pode ser causado por diversos motivos e deve ser tratado com um ginecologista, já que pode levar a infecções no colo do útero ou até a infecções generalizadas e comprometer a fertilidade da paciente.

Existem também diferentes tipos de corrimento, sendo os mais comuns:

Tricomoníase
É uma infecção na vagina caracterizada como uma doença sexualmente transmissível. A tricomoníase causa corrimento esverdeado ou acinzentado e é acompanhada de coceira intensa. Nem sempre causa odor forte.

Candidíase
É um dos corrimentos mais frequentes. Ela pode ser adquirida durante a relação sexual, por roupas e objetos contaminados, por causa de uma higiene pessoal inadequada ou quando a mulher apresenta baixa resistência imunológica. Importante deixar a vagina o mais “arejada” possível, pois a candidíase é um fungo que prefere áreas quentes e úmidas. O corrimento é branco com grumos e causa prurido vaginal.

Gardnerella vaginalis
É uma bactéria que faz parte da flora vaginal da mulher e quando acontece um desequilíbrio dessa flora ocorre o quadro de vaginose bacteriana que provoca um corrimento de odor forte.

Agora que você já sabe a diferença e alguns tipos de corrimento, fique atenta! Se você perceber alguma dessas alterações, procure um ginecologista.

Você pode aproveitar a nossas promoção do Outubro Rosa: durante todo o mês, as consultas ginecológicas, com ou sem preventivo, estão com R$40 desconto. Você só precisa seguir a Alba no Instagram e mostrar a postagem do desconto.

Não perca essa oportunidade! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:⠀
📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Cuidar da saúde na Alba vale a pena! 💕

 

Informações cedidas pela médica Rachel Sá – CRM 52101992-9/RJ