blog

dicas de saúde e bem-estar

Uso correto das máscaras

Saiba como usar a máscara corretamente

Publicado em 06 de Maio de 2020 por Alba Saúde

Uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para redução do contágio do COVID-19 é o uso das máscaras. Em alguns locais, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro, usar a máscara é obrigatório ao sair na rua ou estar em ambientes de uso comum.Mas, o seu uso inadequado pode causar um aumento no risco de contaminação e é de extrema importância que todos saibam a maneira certa de usá-la e, em alguns casos, de descartá-la.

Por isso, nós da Alba Saúde separamos algumas dicas para que todos fiquem devidamente protegidos:

Lavar as mãos antes e depois de manusear a máscara

É muito importante manter as mãos limpas, seguindo a forma correta de higienização, e é recomendado que se faça o procedimento sempre que colocar ou tirar a máscara. Use água e sabão ou álcool em gel.

 

Segura apenas pelas tiras sem tocas no tecido

Segurar apenas pelas tiras sem tocar no tecido

Tanto para colocar, tirar ou ajeitar a máscara, faça através das tiras laterais. Dessa forma, você evita que suas mãos contaminem a máscara e vice-versa.

 

Ajustar a máscara ao tamanho do seu rosto

Ajustar a máscara ao tamanho do seu rosto

Se a máscara ficar muito larga nas laterais do rosto, a proteção não é muito eficaz porque acaba deixando vãos em que o vírus pode entrar.

Nesses casos, o elástico ou a cordinha podem ser ajustados com um simples nó.

É importante que esse ajuste seja feito em casa e com a higienização correta.

 

Cobrir completamente o nariz e a boca

Cobrir completamente o nariz e a boca

O ideal é que a máscara cubra todo o nariz e desça até o queixo. Dessa forma, qualquer porta de entrada e de saída não fica exposta e impede que gotículas possam entrar no organismo.

Se você precisa tirá-la para comer ou beber, mesmo que seja por pouco tempo, não a puxe para o queixo.

Além de poder acabar tocando na parte do tecido, a máscara pode se inverter e deixar a parte externa em contato direto com a sua boca. O risco de contaminação é grande.

 

 Evitar tocar na parte de tecido da máscara

Evitar tocar na parte de tecido da máscara

A parte externa do tecido pode estar com partículas que contêm o vírus e se você tocar diretamente, sua mão também ficará contaminada e as chances de se infectar são significantemente maiores.

 

 Substituir a máscara se ela estiver úmida e não a reutilize

Substituir a máscara se ela estiver úmida e não a reutilize

O ideal é que as máscaras sejam trocadas com frequência, respeitando o tempo de duas horas ou trocando sempre que ficarem úmidas.

No caso de máscaras descartáveis, coloque o material em um saco de papel ou plástico antes de colocar no lixo. Dessa forma, evita que outra pessoa fique contaminada na hora de fazer o recolhimento.

No caso de máscaras de tecidos, lavar com água e sabão é muito importante para que ela possa ser utilizada novamente. Você também pode deixar a máscara de molho em uma solução com 10 ml de água sanitária e meio litro de água, por cerca de 20 minutos.

É importante que a máscara seja lavada individualmente. Não as misture com outras roupas ou tecidos.

 

A máscara colocada corretamente

A máscara colocada corretamente

Para servir como proteção, a máscara deve ser usada abaixo dos olhos até embaixo do queixo, cobrindo completamente o nariz e a boca. O tamanho também é importante e deve ser adequado ao seu rosto, então verifique se as tiras estão firmes e sem folgas.

Nós ressaltamos que todo cuidado é importante nesse momento de pandemia e devemos ficar atentos a todas as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS.

Alba mantém seu funcionamento, seguindo todos os cuidados necessários para garantir a saúde e bem-estar de todos os nossos clientes e colaboradores, além de oferecer exames para detectar o novo coronavírus.

Cuidar da saúde na Alba vale a pena!