blog

dicas de saúde e bem-estar

Retinoblastoma: quais sintomas e como identificar este câncer de retina

Retinoblastoma: atenção aos sintomas deste câncer de retina

Publicado em 04 de Fevereiro de 2022 por Alba Saúde

Provavelmente, você está ciente da batalha que o apresentador Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin estão enfrentando. O casal descobriu que sua filha Lua, de apenas 1 ano, desenvolveu um câncer raro chamado de retinoblastoma.

Por ser um doença não tão conhecida, a Alba separou algumas informações importantes sobre ela.

O que é o retinoblastoma?

É um tumor maligno que ocorre nas células da retina, a parte do olho responsável pela visão. Ele pode ser unilateal (afetar um dos olhos) ou bilateral (os dois olhos), como é o caso da Lua.

No Brasil, a estimativa são de 200 a 300 novos casos ao ano e, em 90% das vezes, ele aparece antes dos 5 anos de idade.

Quais são os sintomas?

Como é mais comum aparecer em crianças muito pequenas, o diagnóstico é mais difícil de ser feito, já que nem sempre ela vai conseguir expressar claramente o que está sentindo.

Por isso, é de extrema importância que os pais ou responsáveis prestem atenção nos possíveis sinais. O principal sintoma do retinoblastoma é a chamada leucocoria, que é aquele reflexo branco na pupila dando a impressão de um “olho de gato”.

Em alguns casos, a criança pode apresentar algum nível de estrabismo, ter dor ou inchaço nos olhos, sensibilidade exagerada à luz ou dificuldades para enxergar.

Como é feito o diagnóstico?

O teste de olhinho deve ser feito periodicamente já que pode ajudar a identificar algum problema. Em casos de suspeita, o diagnóstico pode ser confirmado com o exame de fundo de olho.

Por isso, o acompanhamento médico também é essencial! Assim como em diversas outras doenças, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de uma recuperação completa.

Então, se você identificar qualquer sinal no olho da criança, procure imediatamente um oftalmologista ou um pediatra.

Aqui na Alba, você encontra consultas até para o mesmo dia. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

Central de atendimento: (21) 3251-8103
WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena. 💚