Quase 70% dos brasileiros se preocupam com saúde de Lula

A pesquisa Genial/Pergunta que destrinchou os índices de aprovação do governo e o potencial eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus possíveis rivais na disputa de 2026 também traz um elemento de preocupação para o petista: a percepção da população sobre sua aptidão para o cargo. Segundo o levantamento, quase dois terços dos brasileiros dizem se preocupar se Lula, que completará 80 anos em outubro, tem saúde para exercer a presidência.

Ao todo, 66% dos entrevistados responderam que o tema é um motivo de apreensão. Outros 29% alegaram não se preocupar, enquanto 5% não souberam dizer ou não responderam. O levantamento da Genial/Quaest entrevistou pessoalmente 2.004 eleitores a partir de 16 anos entre 29 de maio e 1º de junho.

O recorte da pesquisa obtido com exclusividade pela equipe da coluna mostra ainda que esse patamar se repete na maior parte dos estratos e não varia significativamente nem conforme a idade, o gênero, escolaridade ou renda — o que sugere que se trata de uma inquietação disseminada. O tema preocupa 69% dos que aprovam o governo Lula e 65% daqueles que reprovam sua gestão.

A preocupação com a idade do presidente também é alta entre católicos (70%), evangélicos (63%), eleitores que disseram se considerar “mais à esquerda”, mas não lulistas (70%) e bolsonaristas (62%). Foi também neste último recorte que houve o maior percentual daqueles que disseram não se preocupar com a saúde do presidente (36%).

Em outubro do ano passado, Lula chegou a ser hospitalizado após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada e levou cinco pontos na parte de trás da cabeça.

Quase dois meses depois, o presidente foi levado às pressas de Brasília para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo após sentir uma forte dor de cabeça. Na ocasião, foi constatado um hematoma subdural decorrente do tombo e o petista acabou operado em caráter de urgência.

Os dados da Genial/Quaest, colhidos um semestre após o episódio, indicam que a saúde – e, portanto, a idade – do presidente tende a ser um elemento importante caso Lula decida concorrer à reeleição em 2026.

Lula disputaria a eleição às vésperas de completar 81 anos. Em um evento de campanha em 2022, o então presidenciável disse que não concorreria em 2026 por conta da idade.

“Todo mundo sabe que não é possível um cidadão com 81 anos querer a reeleição. Todo mundo sabe. Se ninguém quer saber, a natureza é implacável”, declarou à época.

Hoje Lula já admite abertamente a candidatura a um quarto governo. Caso se reeleja e complete o mandato, o presidente deixaria o Palácio do Planalto com 85 anos em janeiro de 2031. Trata-se de um feito com pouquíssimos precedentes no chamado mundo livre, excetuando o caso de monarcas.

Mais recentemente, Mahathir Mohamad se elegeu primeiro-ministro da Malásia em 2018 aos 92 anos. Mohamad, que já havia ocupado o mesmo cargo entre 1981 e 2003, deixou o posto em 2020 aos 94 anos.

O então líder da Casa Branca insistiu na disputa confiante de que o embate contra o divisivo ex-presidente Donald Trump levaria o eleitor a relativizar o tema. No entanto, seu desempenho desastroso em um debate contra Trump em junho de 2024 – amplamente associado à sua idade na mídia dos EUA – levou à sua desistência da reeleição e o apoio à sua vice, Kamala Harrisque acabaria derrotada pelo rival republicano por uma margem apertada.

Lula e Biden, que têm uma diferença de apenas três anos, podem até apresentar uma disparidade na disposição física. Mas, a julgar pelos dados da Genial/Quaest, o presidente brasileiro – que frequentemente afirma ter o desejo de viver até os 120 anos – terá de suar a camisa para convencer o eleitorado de que sua saúde não será um fator de preocupação em seu eventual quarto mandato.

Vídeo Viral - Sistema de Bloqueio
🔒

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Para continuar assistindo este vídeo incrível, compartilhe este post sobre perfumes com seus amigos no Facebook!

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário