blog

consultas médicas

Primeira consulta com ginecologista, quando ir?

Primeira consulta com ginecologista, quando ir?

Publicado em 15 de Setembro de 2021 por Alba Saúde

É indiscutível que ir com frequência ao ginecologista é muito importante para a saúde das mulheres. Entretanto, quando chega o momento de ir pela primeira vez no especialista, ainda existem algumas dúvidas e tabus.

Por isso, a Alba respondeu à algumas questões comuns sobre o assunto.

Quando ir pela primeira vez ao ginecologista?

O recomendado é que a primeira consulta seja logo após à primeira menstruação, já que nesse momento o corpo passa por diversas mudanças e se torna fértil.

É importante destacar que essa primeira vez possa ter que acontecer antes, caso a menina apresente algum sintoma ginecológico.

Por que é importante ir?

Para todas as mulheres, ir ao ginecologista é essencial para a prevenção de diversas doenças ou diagnóstico precoce, o que tem impacto direto na eficácia do tratamento e possibilidade de recuperação.

No caso da primeira consulta, o especialista tem papel fundamental na orientação da adolescente. Com o corpo em desenvolvimento e enfrentando diversas mudanças, é mais do que normal ter dúvidas e esse é o momento para tirá-las.

Mesmo que a paciente não comece a ter uma vida sexual ativa, é bom ela se informar mais sobre a menstruação, a ovulação e cólicas menstruais, e aprender a se prevenir de uma gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.

Outro ponto é que a faixa etária de 9 aos 13 anos é a mais indicada para tomar a vacina contra o HPV, que é a maior causa do câncer de colo do útero.

O que esperar da primeira consulta?

Na maioria das vezes, a primeira consulta é mais uma conversa para o médico tirar as dúvidas e conhecer a paciente. Algumas perguntas frequentes são sobre os hábitos de rotina, se tem algum problema de saúde, sobre o ciclo menstrual e se há histórico na família de doenças como o câncer de mama.

Outro ponto essencial é ter um médico de confiança, pois a paciente precisa se sentir segura e confortável com o ginecologista.

Quantas vezes preciso ir?

O ideal é que todas as mulheres se consultem com o ginecologista pelo menos uma vez ao ano para garantir que está tudo bem,

Em outras condições (como o início de anticoncepcionais ou tratamentos para o câncer, ovário policístico e menopausa) pode ser necessário que as consultas sejam mais frequentes.

Quando devo fazer o preventivo?

O recomendado é que a mulher realize o preventivo logo depois de sua primeira relação sexual. O exame é feito no próprio consultório ginecológico, onde é coletada uma amostra do material do colo do útero para detectar alguma alteração.

Se já está na hora do seu check-up ou sua filha teve a primeira menstruação recentemente, não deixe de marcar uma consulta com o ginecologista.

Na Alba Saúde, você encontra consultas para até o mesmo dia. Entre em contato e faça já o seu agendamento:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena! 💚