blog

dicas de saúde e bem-estar

O Outono chegou! Previna-se das doenças comuns desta estação

O outono chegou! Previna-se das doenças comuns desta estação

Publicado em 19 de Março de 2022 por Alba Saúde

Um tempo mais seco e com menos chuvas, maior possibilidade de nevoeiro, as folhas das árvores ficam mais avermelhadas ou amareladas… esse cenário mostra que o outono oficialmente chegou no Rio de Janeiro.

Com início em 20 de março e término em 21 de junho, a estação requer alguns cuidados específicos com a saúde, já que algumas doenças se tornam mais comuns. Então, confira as orientações que a Alba preparou para você!

Cuidado com as doenças comuns da estação

Por causa da mudança de tempo, as pessoas costumam passar mais tempo em locais pouco arejados e acabam usando roupas ou casacos mais pesados, que ficam guardados no armário acumulando poeira.

Por isso, as doenças que mais aparecem no outono são as respiratórias (como rinite, bronquite, asma, sinusite e bronquiolite), além da gripe e resfriado.

Dicas para se cuidar

A boa notícia é que existem vários hábitos bem simples que podem te ajudar na prevenção:⠀
⠀⠀
1. Mantenha a casa arejada e o ambiente limpo
2. Não deixe a poeira acumular nos móveis, tapetes e roupas
3. Use um umidificador quando o tempo estiver muito seco
4. Tenha uma alimentação equilibrada, principalmente com frutas, verduras e legumes
5. Higienize bem as mãos e as mantenha longe da boca, nariz e olhos
6. Use máscaras ao sair na rua, principalmente se for para algum lugar fechado ou com muitas pessoas
7. Se você tem um problema respiratório crônico, faça o acompanhamento médico para evitar crises

Alimentos da estação e como ajudam

Existem diversos alimentos típicos do outono, então por que não aproveitar a chegada da estação para ter uma alimentação saudável e balanceada?

Por isso, para te ajudar a escolher, separamos 5 itens que trazem diversos benefícios para a saúde:

Mamão

  • Rico em vitamina A e fibras, ele fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal. Além disso, ajuda no controle da glicose e do colesterol.

Banana

  • Rica em carboidrato, amido resistente e vitaminas do complexo B, a fruta previne doenças cardiovasculares, ajuda em funções cerebrais e no sistema digestivo, além de trazer energia para o corpo.

Tangerina

  • Rica em vitaminas A, C e fitoquímicos, a fruta tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico e ajuda na hidratação do corpo.

Rúcula

  • É rica em potássio (contribuindo para a saúde do coração) e em fibras (ajuda na digestão e funcionamento do intestino). Além disso, é boa para a visão, pele, cabelos e unhas por causa do cálcio e ômega 3.

Inhame

  • Fonte de carboidratos, fibras e diversas vitaminas, o alimento ajuda no controle da diabetes, fortalece o sistema imunológico e ajuda a regular a pressão arterial.

Caso você apresente algum sintoma das doenças citadas (como tosse, garganta inflamada ou nariz entupido), não hesite em procurar o otorrinolaringologista. Já para te ajudar com uma alimentação balanceada, procure o nutricionista.

Na Alba Saúde, você encontra consultas a partir de R$ 79*. Então, faça já o seu agendamento online ou entre em contato para marcar:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena 💛🧡🤎

*Consulte unidades, especialidades e médicos