‘O rei mais doce de tudo’
O rei Luís XIV (1638-1715) estava aterrorizado com o banho; Ele disse que tomou apenas três banhos em sua vida. Esse medo foi compartilhado pela noblilidade nos 17th Century – Pensou -se que se pensava que a água espalhou doenças (então quanto menos você tomou banho, menos vulnerável era). No entanto, Versailles era seriamente perfumado. Em todo o palácio, as tigelas estavam cheias de pétalas de flores, para adoçar o ar. Os móveis foram pulverizados com perfume. Até a fonte e os visitantes – provavelmente uma jogada defensiva, quando a higiene era bastante escassa – foram pulverizados com perfume, ao entrar no palácio. De fato, o ar dos salões dourados na corte francesa era tão perfumado que o tribunal francês ficou conhecido como ‘a corte perfumada’.
Louis levou a tendência de perfumaria a novos patamares, encomendando seu perfumista para criar um novo perfume para cada dia da semana. Ele insistiu em ter suas camisas perfumadas com algo chamado ‘Aqua Angeli’, composto por aloses-madeira, noz-moscada, storrax, cravo e benzoin, fervido em água de rosas de uma quantidade que pode cobrir quatro dedos ‘. Foi cozido por um dia e noite antes que o jasmim e a água da flor de laranja e alguns grãos de almíscar fossem adicionados. Como algum tipo de condicionador de tecidos iniciais, ele foi usado para enxaguar as camisas de Louis. O rei também providenciou para que um pavilhão em azul e branco fosse construído em Versalhes para fazer amor, de modo que, entre momentos amorosos, ele pudesse encher seus pulmões com o perfume de estoques, tuberosa e jasmim branco.
Tornou -se costume para as pessoas de classificação supervisionarem a criação das fragrâncias especiais que favoreceram. O Príncipe de Condépor exemplo, sempre teve seu chute favorito em sua presença. O Duchesse d’AumontO perfume era conhecido como ‘à la Maréchale’ (ela era casada com o Marshall da França) e foi criada de coentro, bandeira doce (íris) e grama noz. Madame du BarryO perfume favorito (ela está à direita) veio de um perfumista italiano, Giovanni Maria Farina: Aqua mirabilis, o original Eau de Colônia (Como ficou conhecido como), incrivelmente perfumado com bergamota, neroli, lavanda, alecrim, em espírito de uva.
Os ‘perfumistas-ganturos’-os superfumistas de Glover-alcançaram status e poder ainda maiores. Em reconhecimento, eles receberam patentes adicionais pelo Parlamento. Vastas quantidades estavam sendo gastas em perfumes, pela aristocracia: em Choisy, onde Madame de Pompadour se tornou famosa por criar uma vida elegante para alturas ainda maiores, o perfume foi consumido em uma escala estupenda: tornou -se o principal item do orçamento doméstico.
A concorrência para fornecer ‘o tribunal perfumada’ com mercadorias perfumadas foi seriamente feroz. Montpellier e Grasse enfrentaram uma batalha para superar um ao outro e reivindicar o mandado real. Essas regiões experimentaram o crescimento de plantas perfumadas recentemente introduzidas-como o BIGARADIERuma árvore cítrica plantada nos îles de Lérins, na Baía de Cannes. As colinas e vales da Provence logo foram cheios de aromas deliciosos de cravo, jasmim, violeta, rosa e lavanda, muitos dos quais florescem até hoje em torno de Grasse – que ainda é o coração da perfumaria.
Os perfumistas começaram a vender seus produtos mais amplamente, através de ‘pedlares perfumados’. (Como na ilustração acima.) Eles visitavam o país, visitando cidades maiores com um cavalo e um carrinho abastecidos com perfumes, enquanto outros – como na ilustração acima – distribuíram seus produtos (que também incluíam medicamentos charlatães, elixires e móveis perfumados) nas ruas de Paris. (Nos anos imediatamente antes da Revolução Francesa, porém, o médico do tribunal pediu ao rei que os banissem das ruas.)
Mais tarde, Marie Antoinette – casada com Louis XVI – foi a figura glamourosa que todo perfumista desejava agradar. Aquele trabalho de ameixa foi para um perfumista chamado Jean-Louis Fargeonnascido em Montpellier em 1748, onde foi posteriormente aprendiz da perfumaria modesta de seu pai. Mas ele sonhava com a corte brilhante de Versalhes e foi impulsionado por sua ambição, abrindo uma elegante boutique que atraiu clientes aristocráticos como mariposas para uma vela perfumada. Através da criação de aromas para a nobreza francesa, Fargeon chamou a atenção da rainha, encontrou -se com ela no Palácio Trianon – e foi isso.
Durante catorze anos, até a Revolução Francesa, Fargeon serviu como seu perfumista pessoal, criando aromas cada vez maiores para combinar com sua personalidade e seu humor quixótico. Dois deles incluíam ‘Sillage de la Reine’, fundidos de tuberosa, jasmim, flor de laranjeira, sândalo, íris e cedro. ‘Jardin Secret’ era perfumado com bergamota, cardamomo, jasmim, incenso, rosa, sândalo, baunilha, patchouli, âmbar e tonka. (E o que não faríamos para poder sentir o cheiro agora …) Se você estiver interessado em ler mais sobre Fargeon, recomendamos um livro chamado Um palácio perfumado: a história secreta do perfumista de Marie-Antoinette – Clique aqui para encontrá -lo.
Até agora (provavelmente para o alívio de todos), o banho estava definitivamente em voga. Uma beleza famosa, Madame Tallien, chegou ao ponto de tomar banho em morangos esmagados, quando na estação, e se lavar com leite perfumado.
Louis XIV e sua mãe usavam uma fragrância inspirada em chocolate, quando ele era mais jovem. ‘The Sun King’ adorava experimentar novos aromas. Sua amante, Madame de Montespan, banhou -se em água com baunilha – e diz -se que ela usou doses pesadas de perfume, porque não conseguia levar o cheiro de seu amante real. Mas no final de sua vida, ele só podia tolerar o perfume delicadamente arejado de flor de laranjeira, destilada das laranjeiras no próprio Versalhes …
Então a revolução aconteceu, o que foi um momento turbulento para os perfumistas – mas eles tiveram um novo campeão, Napoleão Bonaparte, que tinha uma ordem permanente com seu perfumista para 50 garrafas de colônia por mês. Você pode ler sobre isso aqui.


Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.








Publicar comentário