O norovírus surgirá cedo novamente este ano? CDC pede rastreamento de nova cepa.
Depois de anos de grande previsível norovírus Ondas, o surgimento de uma nova tensão pode ter interrompido o padrão sazonal de surtos desse notório inseto estomacal, sugere um novo relatório pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Nos anos anteriores, os EUA geralmente viram surtos de norovírus aumentarem por volta de dezembro. Isso marcou o início da temporada para o vírus. Mas a temporada do ano passado começou em outubro, como uma nova cepa de norovírus chamado GII.17 dirigiu uma onda recorde de surtos.
“É necessária uma vigilância contínua para determinar se esse genótipo continua sendo o genótipo dominante, bem como se a temporada de norovírus continua começando antes dos anos anteriores”, escreveu dois dos principais pesquisadores de norovírus do CDC, em um artigo Publicado este mês pela revista emergente de doenças infecciosas da agência.
Surtos têm Desde que diminuiu a velocidade para níveis usuais. Mas com o GII.17 agora identificado em mais de 3 em 4 surtos nos EUA, o deslocamento da cepa GII.4 que anteriormente havia sido dominante está levantando questões sobre se a temporada de norovírus poderia chegar cedo novamente.
“Os vírus GII.4 são o principal fator de sazonalidade de norovírus. Com a diminuição dos surtos de GII.4 desde 2024, se os vírus GII.17 continuarão a causar um início anterior da temporada de norovírus ainda não pode ser determinado”, escreveram os pesquisadores do CDC.
Vários outros países também viram ondas de norovírus extraordinariamente grandes ou deslocadas no ano passado, depois que o GII.17 subiu ao domínio.
Na Inglaterra, relatórios de norovírus alcançado níveis mais que o dobro de temporadas recentes. GII.17 foi o genótipo mais frequentemente relatado de norovírus até abrilmuito acima do GII.4.
No Japão, onde GII.17 anteriormente dirigido Uma onda de infecções há uma década, as autoridades de saúde locais em Tóquio relatado Uma onda íngreme de gastroenterite infecciosa – a maioria do norovírus – que atingiu o pico semanas depois das temporadas anteriores e permanece acima dos últimos anos.
Miranda de Graafum cientista do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda, coordenando o global Noronet Rede de pesquisadores de norovírus, disse que o país holandês não viu um início anterior de sua temporada de norovírus. Mas o país viu um número maior de surtos de norovírus, incluindo alguns grandes surtos no meio quando ocorreram os surtos sazonais habituais.
O GII.4 ainda estava sendo detectado em todo o mundo, o que significa que era possível que o domínio do GII.17 pudesse ter vida curta, disse De Graaf. Os pesquisadores tiveram me perguntava anteriormente Se o GII.17 pudesse assumir permanentemente o controle, apenas para ver os casos do GII.4 continuarem sendo dominantes.
“GII.17 substituiu apenas o GII.4 no ano passado, e não houve outro pico sazonal depois disso. Portanto, não está claro se essas mudanças durarão ou se o GII.17 será a tensão predominante no próximo inverno”, disse De Graaf em um e -mail.
Benjamin Lopmanum professor de epidemiologia da Universidade Emory que trabalhou anteriormente para a divisão de doenças virais do CDC, disse que as mudanças nas cepas de norovírus acontecem “quando novas variantes encontram maneiras de contornar a imunidade que as pessoas construíram” para tensões anteriores. Ele disse que novas cepas geralmente desencadeiam surtos mais frequentes no início da temporada.
“Espero que veremos padrões de surtos retornarem a níveis mais típicos e padrões sazonais nos próximos anos, embora seja sempre desafiador prever como esses vírus se comportarão”, disse Lopman em um email.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.






Publicar comentário