O Boticário projeto Extinto Lisboa
Publicado em
13 de junho de 2025
Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, celebrado em 5 de junho, O Boticário lançou em Lisboa, Portugal, a iniciativa “Extinto”, uma experiência olfativa que visa despertar a consciência ambiental através de cinco fragrâncias exclusivas, não comercializadas, que recriam os aromas de biomas ameaçados em diferentes partes do mundo.

Aberta ao público no Lx Factory até 22 de junho e depois disso durante duas semanas no Boticário Lab, no CascaiShopping, a instalação foi pensada para “provocar reflexão e alertar para a urgência da preservação da biodiversidade através do sentido mais emocional e evocativo — o cheiro”, explicou a marca brasileira em comunicado.
Rossana Gama, country manager do Grupo Boticário Portugal, acrescentou: “Extinto é uma metáfora poderosa e um passo importante no nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Ao recriarmos os aromas de lugares ameaçados, convidamos à reflexão sobre a urgência de preservar o planeta e reforçar um alerta: ou mudamos os nossos hábitos, ou a beleza – e o cheiro – dos lugares mais bonitos do planeta podem desaparecer. Queremos mostrar que é possível sensibilizar, emocionar e gerar impacto através da inovação e da beleza – e que cada um de nós tem um papel na construção de um mundo mais consciente.”

Desenvolvidas com tecnologia headspace, que segundo a marca é “capaz de capturar a chamada “memória olfativa” de ecossistemas intactos antes de sofrerem os impactos da poluição”, em colaboração com perfumistas e especialistas em botânica, as fragrâncias de “Extinto” remetem para o cheiro de diferentes locais: Mata de Guanabara (Brasil) “expressa o frescor da água e o verde exuberante da Baía de Guanabara”; Jasmim Sambac (Sundarbans) é inspirada na floresta asiática de Sundarbans; Madagascar (África) presta homenagem às paisagens e florestas da ilha africana; East Arnhem (Austrália) representa a riqueza natural da costa norte australiana; e Calábria (Itália) remete para contraste entre a beleza da região e a poluição crescente do Mar Mediterrâneo.
Para complementar a iniciativa sensorial, a marca lançou também em Portugal o programa Boti Recicla, que apresenta como “um dos maiores projetos de logística reversa do setor da beleza no Brasil”. Lançado no mercado nacional com o apoio da Sociedade Ponto Verde, traduz-se na disponibilização de ecopontos nas lojas para depositar as embalagens vazias das marcas O Boticário, Aura e Quem Disse, Berenice?.

Rossana Gama conclui: “O “Extinto” lança uma provocação sensorial e o Boti Recicla é o passo seguinte: transforma consciência em uma ação concreta. Queremos tornar a reciclagem de embalagens de cosméticos uma rotina acessível, prática e integrada no dia a dia dos nossos clientes.”
Nascida em 1977, O Boticário chegou a Portugal em 1986, quando inaugurou no Amoreiras, em Lisboa, a sua primeira loja no país, que foi recentemente renovada.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.
Publicar comentário