blog

dicas de saúde e bem-estar

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Publicado em 25 de Novembro de 2021 por Alba Saúde

Você já sabe que o Novembro Azul é muito importante da prevenção do câncer de próstata, e que a conscientização ajuda no combate ao preconceito e desinformação.

Por isso, para te ajudar a tirar todas as dúvidas, a Alba separou 6 mitos e verdades sobre a doença.

1. “Existem exames que substituem o exame de toque.”

Mito. O exame de toque retal ainda é essencial para o diagnóstico de câncer de próstata.

Você pode até estar pensando sobre o PSA, que é o exame da dosagem do antígeno prostático específico, mas saiba que ele é complementar, ou seja, sozinho ele não dará um diagnóstico preciso. Em casos de suspeitas, a biópsia é solicitada para dar confirmação.

2. “Só preciso me preocupar se apresentar algum sintoma.”

Mito. Em 95% dos casos de câncer de próstata, os sintomas só aparecem quando a doença está em fase avançada.

Por isso, é muito importante ir regularmente ao urologista, principalmente depois dos 45 anos, e fazer o exame preventivo anualmente. Descobrir a doença em fase inicial possibilita tratamentos menos agressivos, e a chance de cura é consideravelmente mais alta.

3. “Hábitos saudáveis ajudam na prevenção.”

Verdade. Manter uma alimentação saudável e balanceada, além de evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas em excesso, diminuem bastante os riscos de câncer.

Realizar atividades físicas regularmente também ajuda na prevenção, já que traz diversos benefícios como fortalecimento imunológico, prevenção da obesidade e redução do estresse.

4. “Casos de câncer de próstata na família aumentam o risco.”

Verdade. A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para câncer de próstata: se um parente de primeiro grau (pai ou irmão) já teve a doença, o risco é duas vezes maior.

Por isso, se você tem histórico na família, o recomendado é começar a ir regularmente no urologista a partir dos 40 anos.

5. ” A doença só aparece em idosos.”

Mito. Você já pode ter visto que o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, principalmente a partir dos 50 anos, mas isso não quer dizer que ela não possa aparecer antes.

Apesar de mais raro, homens jovens podem ter câncer de próstata. Por isso, é importante ir ao médico de forma preventiva e ficar atento aos fatores de risco.

6. “A vasectomia aumenta a chance de se desenvolver câncer de próstata.”

Mito. Se você está pensando em fazer a vasectomia, mas ficou preocupado com essa questão, pode ficar tranquilo.

Estudos comprovam que o procedimento não é um fator de risco para desenvolver a doença.

Agora que você já sabe os mitos e verdades sobre o câncer de próstata, está na hora de abraçar o Novembro Azul e ir no urologista para se prevenir.

Na Alba, você ainda aproveita uma promoção exclusiva: ao realizar a consulta urológica, com o valor promocional de R$ 99*, faça o exame PSA de graça.

Entre em contato e faça já o seu agendamento:⠀

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena. 💙