Milhões de americanos têm doença hepática não diagnosticada

Cerca de 17 milhões de pessoas nos EUA, Reino Unido, Alemanha e França estão vivendo com a forma mais agressiva de doença hepática gordurosa e não têm idéia, sugere um novo estudo. A esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (mash) é uma progressão grave de uma condição mais ampla agora conhecida como doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD), que geralmente afeta aqueles que bebem pouco ou nenhum álcool, de acordo com a Guardião. A doença está intimamente ligada ao diabetes tipo 2, obesidade e condições que afetam os vasos cardíacos e sanguíneos. Estima -se que cerca de 5% da população adulta global e 4% da população dos EUA tenha purê, o que leva à cicatrização do fígado e aumenta o risco de cirrose, doença renal e câncer de fígado.

Os pesquisadores descobriram que menos de uma em cada cinco pessoas com mash realmente tem um diagnóstico, o que significa que a maioria não sabe que tem a doença. O estudo, publicado em Saúde Regional da Lancet Europaexige que as taxas de diagnóstico dobrem de 2022 níveis para evitar um aumento acentuado nos custos de saúde e no sofrimento pessoal. Métodos de triagem não invasivos, como exames de sangue e ressonância magnética, estão agora disponíveis, levando os pesquisadores a recomendar a triagem para pessoas com diabetes tipo 2, obesidade mais fatores de risco ou enzimas hepáticas persistentemente altas.

Os especialistas alertam que, se a identificação e o tratamento não melhorarem, as consequências econômicas e de saúde aumentarão. Os pedidos de aumento do uso de medicamentos para perda de peso como Wegovy e Mounjaro no tratamento de purê estão crescendo, pois esses medicamentos podem ajudar a reduzir a ingestão de calorias, a perda imediata de peso e potencialmente reduzir as cicatrizes do fígado. O estudo também observa que o medicamento para diabetes dapagliflozina pode ajudar a reduzir a gordura e a fibrose do fígado, destacando o potencial crescente da medicação como parte da solução. (Este conteúdo foi criado com a ajuda de Ai. Leia nosso Você tem policia.)

ARTIGO  A bebida popular que ajuda mulheres a envelhecer melhor, segundo estudo que durou mais de 30 anos

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário