Marcola é levado ao Hospital de Base com protocolo especial de segurança e isolamento

Apontado como chefe do PCC, Marco Willians Herbas Camacho fez exames de rotina, segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF

5 de junho
2025
– 14H01

(atualizado às 14h57)

Resumo
Marcola, apontado como chefe do PCC, realizou exames de rotina no Hospital de Base do DF sob rigoroso protocolo de segurança, sem impacto na rotina da unidade.




Imagem de arquivo de Marcola, apontado como líder máximo do PCC

Imagem de arquivo de Marcola, apontado como líder máximo do PCC

Foto: Paulo Liebert/Estadão

Preso federal, Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcolafoi levado ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) nesta quinta-feira, 5.

Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), o custodiado realizou exames de rotina que fazem parte de um procedimento anual.

Marcola é apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e foi condenado a 330 anos de prisão. Atualmente ele está preso na Penitenciária Federal de Brasília.

A operação foi conduzida com protocolo especial de segurança e isolamento sob responsabilidade da Polícia Penal Federal.

““Apesar do aparato de segurança ter chamado a atenção de pacientes e acompanhantes, o funcionamento da unidade seguiu normalmente, com o atendimento ao público preservado”, informou o IgesDF ao Terra.

O atendimento foi realizado dentro do cronograma habitual do hospital, sem impacto na rotina assistencial.

A reportagem solicitou mais detalhes sobre o procedimento, mas o órgão, responsável pelo hospital, afirmou serem dados de caráter sigiloso.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) também não forneceu detalhes sobre o procedimento. À reportagem, informou que “por questões de segurança, não fornece dados relacionados a deslocamentos de pessoas custodiadas no Sistema Penitenciário Federal”.

ARTIGO  Escolha a Fragrância Certa: 7 Melhores Perfumes Para Inverno

“Ressalta-se que todos os deslocamentos seguem os protocolos estabelecidos pelo próprio sistema, com rigorosos padrões de segurança”, complementou a Senappen.

O Terra também solicitou informações sobre a ação à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública do DF, mas a pasta não se manifestou.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário