blog

dicas de saúde e bem-estar

Você sabe o quanto a vitamina D é importante para o nosso corpo?

Você sabe o quanto a vitamina D é importante para o nosso corpo?

Publicado em 20 de Maio de 2020 por Alba Saúde

A vitamina D é um nutriente essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e sua principal função é ajudar a absorver e sintetizar o cálcio no organismo.

Por isso, ela está diretamente relacionada com a saúde e manutenção dos ossos. Mas, além desse papel, essa substância também traz grandes benefícios para os sistemas imunológico, digestivo, circulatório e nervoso.

Como obter a vitamina D?

Apesar do nome, a vitamina D na verdade não é uma vitamina e sim um pró-hormônio que atua como importante regulador do metabolismo ósseo. Dessa forma, o que precisa acontecer é a sua ativação para circular no organismo.

É possível fazer parte desse processo através da refeição, ingerindo alimentos como peixes, cogumelos, gema de ovo e fígado bovino. Entretanto, a principal fonte de ativação da vitamina D são os raios solares UVB e, por isso, a exposição ao sol é essencial para mantermos um bom nível de produção no nosso organismo.

O recomendado é ficar no sol por 15 minutos entre às 10h e 16h, sem filtro solar, pelo menos três vezes na semana. Caso o tempo de exposição seja maior do que 15 minutos, o uso de filtro solar se torna necessário para não trazer riscos à saúde.

Os perigos da insuficiência

Por ter um papel importante em várias funções do corpo, a insuficiência da vitamina D pode trazer sérios riscos à saúde, estando ligada a doenças como osteoporose, raquitismo e depressão, além de problemas cardiovasculares e fraqueza muscular.

É importante que você preste atenção em sintomas, como alterações de humor, cansaço constante, dor ou fraqueza muscular, gripes e infecções recorrentes. Caso você apresente algum desses sintomas, o acompanhamento médico pode ser necessário.

Os nossos especialistas que podem diagnosticar e tratar os problemas de saúde recorrente da falta de vitamina D são os endócrinos, geriatras, ginecologistas, ortopedistas e reumatologistas.

A suplementação pode ajudar!

Com a correria do dia a dia, nem sempre conseguimos nos expor ao sol da forma adequada ou pelo tempo necessário, o que pode comprometer a produção da vitamina D. E durante a quarentena, esse problema pode ser ainda mais recorrente.

Nesses casos, a reposição por suplementos é uma boa alternativa, mas deve ser feita com o acompanhamento de um nutricionista. Só um profissional especializado saberá indicar a dose e o tempo certo de tratamento.

Na Alba Saúde, você pode marcar sua consulta com o nutricionista ou com outros especialistas até para o mesmo dia, seja presencial ou de forma online!

Entre em contato através de nossas centrais de atendimento:⠀

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103⠀⠀
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena!