blog

dicas de saúde e bem-estar

Implanon: conheça o implante contraceptivo

Implanon: conheça o implante contraceptivo

Publicado em 23 de Março de 2022 por Alba Saúde

O uso de anticoncepcionais já não é novidade na vida da mulher. Entretanto, ainda é comum existirem dúvidas sobre o assunto, principalmente com os novos métodos contraceptivos, como é o caso do Implanon.

Por causa da sua eficácia e praticidade no dia a dia, o implante contraceptivo vem chamando a atenção das mulheres. Por isso, a Alba preparou algumas informações para você.

O que é o Implanon?

O implante é um pequeno chip anticoncepcional que contém etonogestrel, um hormônio feminino sintético. Esse hormônio é liberado continuamente no organismo, inibindo a ovulação e dificultando a passagem de espermatozoides.

É importante destacar que o Implanon, como tem sido chamado, é a marca do implante, que é o único da categoria aprovado no Brasil e reconhecido pela ANVISA. Então, não aceite uma alternativa não regulamentada.

Qual a diferença para outros métodos?

Nós já falamos sobre pílulas, DIU e agora Implanon… as muitas opções de métodos contraceptivos é um dos fatores que mais geram dúvidas. Afinal, com certeza você já se perguntou: qual é a melhor alternativa para mim?

Conhecer todas as possibilidades é importante para te ajudar na hora de escolher e, no caso do implante, as vantagens estão relacionadas à durabilidade, eficácia e praticidade.

O chip é considerado um dos modos mais seguros atualmente, tendo uma taxa superior a 99% de eficácia, além de ser um método reversível de longa duração (em geral, ele tem efeito por 3 anos e não prejudica a capacidade reprodutiva). Outra vantagem é a maior independência da paciente, que não precisa lembrar de tomar um comprimido recorrentemente.

Pra quem é indicado?

De uma maneira geral, ele é indicado para mulheres em idade reprodutiva que desejam evitar a gravidez. Entretanto, o chip é contraindicado nesses casos:

  • Sangramento vaginal não diagnosticado
  • Presença ou histórico de doenças hepáticas graves
  • Alergia a algum componente da fórmula
  • Suspeita ou confirmação de gravidez

Por outro lado, ele é a melhor alternativa para quem têm alguma restrição ao estrogênio (usado em diversas pílulas) ou ao DIU, para quem quer reduzir o fluxo menstrual ou em casos de endometriose.

Implanon x chip da beleza

Por também ser um implante hormonal, muitas pessoas confundem o Implanon com o chip da beleza, mas eles não são a mesma coisa!

O chip da beleza é um implante hormonal constituído principalmente de gestrinona, que pode ser usado de 6 meses a 1 ano. Originalmente, ele foi desenvolvido para o tratamento da endometriose, mas começou a ser utilizado para resultados estéticos.

Outra diferença importante é que o Implanon é reconhecido e aprovado pela ANVISA, enquanto o chip da beleza, não.

A Alba realiza a aplicação do Implanon com a ginecologista Shanna Oliveira, nas unidades Carioca Shopping, Catete e Tijuca.


É sempre bom destacar que a ida ao ginecologista é fundamental, tanto para te ajudar a escolher o melhor método quanto para fazer o acompanhamento adequado de todo o processo.

Na Alba Saúde, você encontra consultas ginecológicas a partir de R$ 79*. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena.

*Consulte a unidade