blog

dicas de saúde e bem-estar

chamada: É gripe ou resfriado? Saiba como identificar cada um

É gripe ou resfriado? Saiba como identificar cada um

Publicado em 27 de Julho de 2021 por Alba Saúde

Dores no corpo e na garganta, mal-estar, nariz entupido, tosse e cansaço. Esses sintomas podem ser tanto de gripe quanto de resfriado, mas você sabe a diferença entre os dois?

Por causa dos sintomas parecidos e por serem problemas respiratórios causados por vírus, é normal que as pessoas tenham essa dúvida. Entretanto, é bom saber diferenciar as duas doenças, já que elas têm causas e tratamentos diferentes.

E é por isso que a Alba separou algumas informações importantes para te ajudar a identificar cada uma.

Gripe

A doença é causada pelo vírus Influenza, que pode ser do tipo A, B ou C.

Em relação aos sintomas, eles costumam aparecer de forma repentina e os mais comuns são febre alta (acima de 38º), cansaço, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na cabeça, mas às vezes, podem aparecer sintomas como coriza ou nariz entupido, dor de garganta e diarreia. Apesar de ser bem mais raro, a pessoa gripada também pode sofrer com espirros e falta de ar.

A doença é mais comum no outono e no inverno, mas pode ser contraída durante o ano todo, e sua duração é em torno de uma semana.

Se a gripe não for diagnosticada e tratada de forma adequada, pode trazer complicações graves, como a pneumonia, e precisar de internação hospitalar.

Resfriado

A doença pode ser causada por diversos tipos de vírus, entre eles os rinovírus (que só nesse grupo são mais de 100 diferentes).

Diferente da gripe, o início de sintomas do resfriado aparecem de forma gradual. Os mais comuns são tosse leve, espirros, dores no corpo, mal-estar, coriza ou nariz entupido, dor de garganta e, às vezes, cansaço. Casos com febre, diarreia, dor de cabeça e falta de ar são mais raros, mas podem aparecer.

A doença é mais comum no inverno, por causa da baixa temperatura, e os sintomas são mais fortes nos três primeiros dias após o contágio e persistem de sete a dez dias.

Se não for tratada de forma adequada, a infecção pode causar outros problemas como otite, sinusite e bronquite.

É importante destacar que essas informações te ajudam a identificar as doenças, mas jamais faça o uso de automedicação. Ao sinalizar algum dos sintomas, procure o médico para receber o tratamento adequado.

Aqui na Alba, você encontra consultas para até o mesmo dia! Entre em contato e faça o seu agendamento:
⠀⠀

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena!