blog

dicas de saúde e bem-estar

Fevereiro Roxo

Fevereiro Roxo: Saiba mais sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

Publicado em 16 de Fevereiro de 2022 por Alba Saúde

Você já conhece a campanha do Fevereiro Roxo?

O mês de fevereiro é marcado pela conscientização do Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.

Apesar de terem tratamentos e sintomas bem diferentes, elas recebem essa atenção especial por serem doenças crônicas que não têm cura.

E é claro que a Alba não poderia ficar de fora do Fevereiro Roxo! Por isso, separamos alguns pontos importantes para você saber mais sobre cada uma:

Alzheimer

– O mal de Alzheimer, como também é chamado, é uma doença que ataca o sistema nervoso, afetando o funcionamento do cérebro.

– Ele é o tipo de demência mais comum, e os principais sinais são perda de memória, dificuldade de raciocínio e mudanças frequentes de humor.

– Como os fatores que causam a doença ainda não são totalmente conhecidos, é difícil definir práticas que possam evitar o seu desenvolvimento. Entretanto, existem medidas preventivas que ajudam a atrasá-la.

– Além de ter hábitos saudáveis e manter relações sociais, é muito importante realizar diariamente atividades que estimulem o cérebro.

– Fazer palavras cruzadas ou outros jogos de estratégia, aprender algo novo (estudar uma língua ou tocar algum instrumento) e ler bastante ajudam a manter a mente ativa, trabalhando várias funções cognitivas.

– Como a doença é mais comum em idosos, o médico geriatra normalmente é o primeiro a observar os sintomas, mas o acompanhamento com o neurologista ou psiquiatra também é importante para o diagnóstico e tratamento.

Lúpus

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar diversos órgãos e tecidos.

– Doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico acaba atacando as células saudáveis por não conseguir diferenciá-las de agentes nocivos, como vírus e bactérias. Nesse sentido, o Lúpus é uma das doenças autoimunes mais graves.

– Ainda não se conhece a causa, mas estudos indicam que pode ser uma combinação de fatores, e que gatilhos como exposição excessiva ao sol, infecções e alguns medicamentos podem desencadear a doença.

– Os sintomas podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente, podem ser moderados ou graves e temporários ou permanentes. Os mais comuns são:

  • Febre ou mal-estar
  • Dor nas articulações
  • Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol
  • Dificuldade para respirar ou dor no peito ao inspirar profundamente
  • Queda de cabelo

– O médico mais indicado para o tratamento é o reumatologista. Entretanto, em casos de inflamações na pele, o dermatologista pode ajudar no diagnóstico.

Fibromialgia

– A Fibromialgia é uma doença reumatológica, caracterizada por dor crônica e generalizada no corpo. Essa dor pode surgir sem motivo aparente ou ser uma reação exagerada de algum contato.

– Ela tem relação com o sistema nervoso, o que faz o estímulo da dor ser mais intenso, mas não é uma doença autoimune nem inflamatória.

– Apesar de não se saber a causa específica, a fibromialgia costuma aparecer em pessoas que vivem sob muito estresse ou que passaram por uma situação de trauma físico ou psicológico.

– Os sintomas são bastante variáveis, mas os mais comuns são:

  • Dores no corpo por mais de três meses
  • Fadiga
  • Alterações do sono ou ciclo intestinal
  • Quadro de depressão ou ansiedade
  • Falta de memória ou de concentração

– O médico mais indicado para fazer o diagnóstico e tratamento é o reumatologista.

Lembrando que a ida regular ao médico é de extrema importância para a prevenção ou diagnóstico precoce de qualquer doença.

Então, faça também a sua parte no Fevereiro Roxo: cuide da sua saúde e ajude a espalhar essa mensagem!

Aqui na Alba, você encontra horários até para o mesmo dia. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

Central de atendimento: (21) 3251-8103
WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena. 💜