blog

dicas de saúde e bem-estar

Imagem com amostras de sangue para o exame

Exames de sangue: por que tantos tipos?

Publicado em 09 de Julho de 2022 por Alba Saúde

Você com certeza já realizou diversos exames de sangue ao longo da vida, mas já parou para pensar por que eles são tão importantes para a nossa saúde?

Algumas pessoas podem achar que o hemograma completo é sinônimo de exame de sangue, mas na verdade ele é apenas o mais comum entre os vários tipos que existem.

Apesar de diversos valores poderem ser avaliados na mesma coleta, a avaliação de plaquetas, colesterol ou glicose, por exemplo, são exames diferentes.

Para o que serve todos esses exames?

Como destacado, cada tipo de exame serve para avaliar um componente diferente no nosso organismo. Por isso, o médico indica no pedido qual são os valores que precisam ser especificamente avaliados.

Entre os mais comuns, estão:

  • Hemograma: serve para avaliar a quantidade de plaquetas, hemácias (glóbulo vermelho) e leucócitos (glóbulo branco). Diversos problemas de saúde podem ser diagnosticados ou descartados pelo hemograma; por isso é o exame de sangue mais comum.
  • Lipidograma: é o exame de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos. Ele serve para controlar os níveis de gordura no sangue e avaliar riscos como o AVC, aneurisma, pressão alta e doenças do coração.
  • Glicose: serve para avaliar as taxas de açúcar no sangue, avaliando se estão muitos altas (hiperglicemia) ou muito baixas (hipoglicemia). Por isso, é o principal exame no diagnóstico da diabetes.
  • Tireoide: serve para avaliar o funcionamento da glândula tireoide, podem detectar doenças como hipo ou hipertireoidismo.
  • Ureia/creatinina: serve para avaliar a funcionalidade dos rins através dos níveis de proteína no organismo, ajudando no diagnóstico de diversos problemas no órgão, como a infecção urinária.
  • Hepatites: serve para detectar infecções causadas pelos vírus da hepatite A, B ou C.

Como me preparar?

A preparação para a retirada de sangue também depende dos tipos de exame que estão sendo pedidos, mas normalmente as indicações são bastante simples.

Hoje em dia, não é necessário fazer jejum na maioria dos exames, só basta fazer uma alimentação mais leve (evitar alimentos gordurosos, pesados e industrializados) no dia da coleta. Já em outros casos, o tempo de jejum pode variar entre 3 a 8 horas, mas é importante saber que nunca pode passar de 14 horas sem comer. Então, é sempre bom se informar antes!

De quanto em quanto tempo preciso fazer o exame?

Isso depende muito da avaliação médica! Dependendo dos sintomas, o especialista pode pedir um ou mais exames de sangue para confirmar ou descartar uma suspeita.

Já de forma preventiva, é recomendado que as pessoas de todas as idades realizem o exame pelo menos uma vez ao ano. Em casos de emergência ou de algum problema de saúde, pode ser que ele seja solicitado numa periodicidade maior.

Por isso, não espere aparecer sintomas para procurar ajuda: ir regularmente ao médico e realizar os exame de rotina é a melhor forma de se prevenir de doenças.


Na Alba Saúde, você encontra consultas a partir de R$ 79*. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena.

*Consulte a especialidade, unidade e médico