Entenda o que é APLV, doença que internou o filho de Viih Tube ainda recém-nascido
Condição genética tem sintomas quase invisíveis e pode causar desconforto e dores mesmo em recém-nascidos
5 de junho
2025
– 13H15
(atualizado às 13h19)
A influenciadora Viih Tube publicou nesta quarta-feira, 4, um vídeo relatando a experiência dela ao descobrir que o filho caçula, Ravi, é portador da APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca).
Ravi ficou internado por 20 dias entre novembro e dezembro do ano passado para cuidar das consequências da doença. Mas afinal, o que é a APLV?
A APLV é uma condição em que, o corpo do portador entende que a proteína do leite de vaca é uma substância estranha para o organismo e, por consequência, ativa o sistema imunológico (SI) para que ele combata aquela substância indesejada.
A doença normalmente é detectada em recém-nascidos ou crianças, quando essas começam a ter contato com o leite bovino.
Nesse momento, que é possível identificar os sintomas da APLV. Nas primeiras horas após o consumo podem aparecer urticárias na pele, inchaço dos lábios e dos olhos, vômitos em jato, diarreia ou até mesmo um chiado no peito, com uma respiração mais ofegante.
Depois da segunda hora após a ingestão do leite (ou até dias após o consumo) podem aparecer outros sintomas como uma diarreia com ou sem muco e sangue; sangue nas fezes; cólicas e irritabilidade; intestino preso; baixo ganho de peso e crescimento.
Nem todas as crianças vão demonstrar os mesmos sintomas, mas normalmente alguns deles podem ser percebidos pelos pais ou responsáveis.
Sem Brasil existe uma empresa, chamada justamente de APLV, que busca ajudar pais e pessoas que tem contato com crianças e adultos com a doença. Eles possuem materiais de apoio e conteúdos exclusivos que podem ajudar e muito à distância. Ainda assim, em casos de sintomas parecidos aos que foram citados na reportagem, é importante buscar atendimento médico o quanto antes para neutralizar o avanço das crises.
Qual a diferença da APLV para a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose tem características diferentes e contextos diferentes também. Ela ocorre quando o corpo do portador não consegue identificar ou digerir a lactose, o açúcar do leite. Mesmo assim, o corpo não trata essa substância como impostora e nem aciona o Sistema Imunológico para combatê-la.
Existe cura para a APLV?
Sim. A maior parte das crianças se cura da condição após uma certa idade. A maior parte delas, tende a tolerar o leite bovino após o primeiro ano de vida, podendo persistir até os cinco anos de idade, e passando disso em alguns raros casos.
O que causa a APLV?
Na maior parte das crianças diagnosticadas com APLV, a causa primordial é uma condição genética, uma vez que filhos de pais alérgicos possuem 75% de chances de desenvolvê-la também. Porém, as crianças sem histórico familiar de alergia também podem apresentar APLV.
A condição pode ser manifestada também devido a um sistema imunológico pouco desenvolvido, comum em algumas crianças.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.
Publicar comentário