entenda como foi a cirurgia de Chico Buarque
No corpo humano, o líquido é produzido, absorvido e renovado em 24 horas, todos os dias. Com a idade há uma redução nessa absorção, causando um acúmulo. A cirurgia consiste em colocar uma válvula dentro do ventrículo, no centro do cérebro, por meio de um furo de 2 centímetros. A válvula é ligada a um cateter que desce por baixo da pele até a barriga, de acordo com informações exclusivas. Quando a pressão aumenta, a válvula abre, drena o excesso de líquido, ele vai para a corrente sanguínea e sai pela urina.
Os sintomas de quem sofre de pressão alta intracraniana costumam ser desequilíbrio de marcha, alteração cognitiva e distúrbio esfincteriano.
Como mostrou O GLOBO, a necessidade da cirurgia foi apontada durante um check-up feito pelo artista. O exame detectou excesso de líquido na cabeça, que precisou ser drenado. O problema foi percebido bem no início e, a longo prazo, poderia afetar a fala e os movimentos do artista.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.






Publicar comentário