blog

exames laboratoriais e imagem

Endoscopia: tudo o que você precisa saber

Publicado em 05 de Janeiro de 2022 por Alba Saúde

Saiba quando fazer, como se preparar e como pagar menos no exame

Se você sente dores abdominais, refluxos ou enjoos, saiba que está na hora de marcar um gastroenterologista. E um dos exames que esse especialista pode pedir é a endoscopia digestiva alta.

Por isso, a Alba separou tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é?

A endoscopia digestiva alta é um dos exames mais comuns pedidos pelo gastro e serve para analisar o estômago, o esôfago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).

Ela é indicada para as pessoas que estejam sentindo desconforto abdominal há algum tempo, que sofrem com a sensação de queimação na área ou que apresentam dificuldades para engolir.

Como me preparar para o exame?

Para realizar a endoscopia, é necessário que o estômago esteja completamente vazio para que seja possível ter uma visão completa dos órgãos. Por isso, o paciente precisa ter uma dieta leve no dia anterior e fazer um jejum absoluto de 8 horas antes de realizar o exame.

Também é necessário estar acompanhado de um adulto já que o paciente é sedado durante o procedimento e pode ficar sonolento ou ter dificuldades para se locomover.

Existe contraindicações?

De uma modo geral, não. Entretanto, pessoas que apresentam doenças cardíacas, respiratórias ou neurológicas devem informar isso ao gastro na hora da consulta.

Quem faz uso de alguma medicação, seja contínua ou momentânea, também deve falar com o médico, já que em alguns casos é necessário que o remédio seja suspenso para o procedimento.

Quais doenças podem ser identificadas?

Diversas doenças gastrointestinais podem ser diagnosticadas com a endoscopia, sendo as mais comuns:

– Gastrite;⠀
– Úlcera gástrica ou duodenal;⠀
– Varizes esofágicas;⠀
– Pólipos;⠀
– Hérnia de hiato e refluxo. ⠀

Durante o exame, também é possível fazer uma biópsia, que auxilia no diagnóstico de problemas mais graves como infecção por H. pylori e câncer.

Quanto é o exame?

Aqui na Alba Saúde, você faz a endoscopia digestiva alta por apenas R$ 412 (no dinheiro ou débito) ou 12x de R$ 39,48.

E ainda tem mais: nós cobrimos o preço da concorrência! Ou seja, se você encontrar algum valor inferior ao nosso em outra clínica, é só mostrar na recepção que nós cobriremos.

Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena. 💚