blog

dicas de saúde e bem-estar

Eaí, homens, como está a higiene pessoal?

Publicado em 19 de Novembro de 2021 por Alba Saúde

Confira 5 dicas para cuidar da sua saúde íntima

Nós já falamos por aqui sobre como a higiene pessoal e íntima ajuda na prevenção de doenças, e demos diversas dicas para as mulheres se cuidarem direito. Agora, aproveitando a campanha do Novembro Azul, é a vez dos homens!

Assim como no caso das mulheres, o preconceito e a desinformação são grandes inimigos na hora de ter os cuidados necessários, o que pode gerar consequências graves. Só no Brasil, por exemplo, ocorrem mais de mil amputações de pênis por ano, além de sermos um dos cinco países que mais tem casos de câncer na região – mais de dez mil casos em apenas 5 anos.

A principal causa desses problemas é exatamente a falta de higiene pessoal adequada. Por isso, a Alba Saúde separou cinco dicas importantes para ajudar os homens a terem os cuidados corretos.

1. Lavar o pênis adequadamente

Apesar de parecer simples, muitos homens não lavam o pênis da forma correta por achar que passar uma água na hora do banho é o suficiente. Entretanto, não é!

Para fazer a limpeza, é preciso retrair o prepúcio – pele que recobre a glande -, lavar a glande com sabonete e retirar toda a secreção branca, que é produzida naturalmente pelo órgão. A higiene também precisa ser feita na parte dos testículos, virilha e ânus.

O recomendado é fazer essa lavagem completa pelo menos uma vez ao dia e secar bem a região, para diminuir a umidade e evitar infecções.

2. Cuidados no banheiro

Infelizmente, é muito comum que os homens esqueçam de lavar as mãos depois de usar o banheiro, mas saiba que fazer essa higienização antes e depois de fazer as necessidades tem que ser obrigação para evitar infecções sérias.

E esse não é o único cuidado que se precisa ter nessa hora! Apesar de muitos homens não acharem necessário, enxugar o órgão depois de urinar é essencial para evitar o surgimento de fungos e bactérias.

Passar um quadradinho de papel higiênico na abertura do pênis já é o suficiente para enxugar os restos de urina; fazer a limpeza com água e papel depois de fazer cocô também é indispensável.

3. Lavar depois da relação sexual

Como lavar corretamente você já sabe (dica 1), mas também é preciso saber que o pênis deve ser lavado depois de qualquer relação sexual.

Isso ajuda na remoção dos resíduos de esperma, de outras secreções e do lubrificante nos casos em que se usa preservativo.

4. Cuidados com a cueca

Pode parecer nada demais, mas é preciso se preocupar com o material usado na confecção da cueca! O recomendado é dar preferências para as peças feitas de algodão, já que produtos sintéticos dificultam a transpiração da pele, o que aumenta o risco de problemas.

Outro hábito indispensável é trocar de cueca todos os dias, principalmente depois de atividades que envolvam suor.

5. Ir no médico regularmente

Além desses cuidados de higiene pessoal diários, outra prática que precisa fazer parte da rotina é a ida ao médico. A gente já alertou por aqui sobre a baixa frequência que os homens procuram ajuda médica, mas está na hora de mudar essa tendência.

Para consultas de rotina, o médico mais indicado é o urologista, especialista no sistema urinário e no sistema reprodutor masculino, que vai ajudar de acordo com a necessidade de cada paciente.

Aproveite que durante o Novembro Azul, os homens estão com desconto exclusivo: ao realizar a consulta com o urologista, com o preço promocional de R$ 99, o teste PSA sai de graça.

Entre em contato e faça já o seu agendamento:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena. 💙