blog

exames laboratoriais e imagem

"É menino ou menina?" Tudo o que você precisa saber sobre sexagem fetal

“É menino ou menina?” Conheça o exame de sexagem fetal

Publicado em 27 de Dezembro de 2021 por Alba Saúde

“É menino ou menina?” Se você é do grupo que quer descobrir logo o sexo do bebê, temos uma boa notícia: com o teste de sexagem fetal, é possível ter essa resposta antes mesmo do ultrassom.

Para tirar as suas dúvidas, Alba separou tudo o que você precisa saber sobre o exame.

O que é?

A sexagem fetal é um teste genético, com uma nova técnica não invasiva, que consegue identificar o sexo do bebê.

Quando fazer?

O exame pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação, mas o ideal é realizá-lo na 11ª semana para ter resultados mais assertivos.

É importante destacar que esse exame não detecta gravidez. Se uma mulher que não está grávida fizer o teste, o resultado apontará ser menina, apenas por não identificar a presença do DNA masculino.

Como é o exame?

O exame é bem simples, feito apenas com uma coleta de sangue da mãe e enviado para o laboratório, onde serão analisados fragmentos do DNA do bebê.

Por meio de técnicas moleculares, o teste procura pela presença ou ausência do cromossomo Y, presente no DNA masculino. Se o cromossomo for encontrado, a gestação é de um menino; enquanto a sua ausência indica que é de uma menina.

E em casos de gêmeos?

Em casos de gêmeos idênticos (univitelinos), o resultado é válido para ambos os bebês. Já para gêmeos fraternos (presença de duas placentas), a presença de DNA masculino significa que pelo menos um dos gêmeos é menino e a ausência do cromossomo indica que as duas crianças serão meninas – ou seja, não tem como concluir que os dois serão meninos.

Como é o preparo?

Não é necessário nenhum preparo prévio, mas é importante que a gestante não esteja em jejum. Inclusive, ela deve estar bem alimentada e hidratada na hora de realizar a coleta.

Existe alguma contra indicação?

De uma maneira geral, todas as gestantes a partir da 8ª semana podem realizar o exame.

Entretanto, é importante destacar que mulheres que receberam transplantes, transfusão de sangue nos últimos seis meses ou que estão em uso de anticoagulante à base de heparina podem apresentar resultados inconclusivos por causa da interferência na análise.

O resultado pode ser inconclusivo?

As chances são pequenas se a amostra for coletada no tempo indicado, já que o exame é de alta sensibilidade e eficácia, mas sim é possível.

Além dos casos já citados no item anterior, outra situação é quando há uma quantidade insuficiente de DNA fetal circulando na hora da coleta. Para evitar essas situações, normalmente são coletadas duas amostras para a análise e, se o resultado for diferente, é solicitado uma nova coleta duas semanas depois.

Quanto é o exame?

Na Alba, você faz o teste de sexagem fetal por apenas R$ 190 (no dinheiro ou débito) ou por 12x de R$ 18,20.

Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena. 💚