blog

dicas de saúde e bem-estar

É artrite ou artrose? Saiba a diferença

É artrite ou artrose? Saiba a diferença

Publicado em 05 de Outubro de 2021 por Alba Saúde

Por serem doenças que atacam as articulações, é muito comum que as pessoas achem que artrite e artrose sejam o mesmo problema. Entretanto, as duas são bem diferentes e tratá-las de forma errada pode ser bastante prejudicial.

Se você tem essa dúvida, fique tranquilo que a Alba separou as diferenças e vem explicar melhor sobre cada uma.

Artrite

O que é?

A artrite é uma doença inflamatória crônica e autoimune, que acontece quando o sistema imunológico começa a atacar o próprio organismo e atinge a sinóvia, o tecido que reveste as articulações. Ela é mais comum em locais como as mãos, punhos, pés e tornozelos.

Sintomas e causas

Os principais sintomas são dor, inchaço, vermelhidão, calor nas articulações, rigidez nas áreas inflamadas e cansaço do corpo.

As causas não são totalmente conhecidas, mas a doença está relacionada a fatores genéticos, hormonais, infecciosos e ambientais – o tabagismo, por exemplo, é um alto fator de risco.

A artrite pode aparecer em qualquer pessoa, desde crianças até idosos, mas é mais comum em mulheres de 30 a 50 anos.

Tratamentos

A artrite não tem cura, mas, com o tratamento adequado, é possível fazer o controle e evitar a progressão.

Se não for tratada, a inflamação evolui de forma gradual para a destruição das articulações, o que causa deformidades. Em casos mais graves, pode haver comprometimento de outros órgãos e tecidos.

O tratamento também varia bastante de acordo com o estágio e gravidade da inflamação. Normalmente, são utilizados anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides para combater os sintomas.

Artrose

O que é?

Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença articular degenerativa, em que ocorre o desgaste da cartilagem.

A cartilagem é o tecido que reveste os ossos, então quando ocorre o seu desgaste, os ossos ficam desprotegidos e há atrito entre eles, o que pode causar dores, inflamações e até lesões ósseas. Ela é mais comum em colunas, quadris, joelhos, mãos e pés.

Sintomas e causas

Assim como a artrite, os principais sintomas são dor, inchaço, deformidades e formação de nódulos. A diferença é que os sintomas da artrose são mais “mecânicos”, ou seja, eles costumam aparecer conforme a pessoa se movimenta ou depois que ela fica muito tempo em uma mesma posição.

As principais causas da doença são predisposição genética e histórico familiar, mas existem outras condições que podem resultar no desgaste, como traumas, sobrepeso, movimentos repetitivos, condromalácia patelar e alterações anatômicas.

O problema tende a piorar com a idade, então ela é mais comum a partir dos 55 anos.

Tratamentos

A artrose também não tem uma cura definitiva, mas existem formas para controlar os sintomas e evitar um maior desgaste da cartilagem.

O tratamento normalmente é feito com o uso analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor, mas a prática de exercício físico (que não sejam de impacto) é fundamental para manter o peso recomendado e para fortalecer a musculatura.

Fique atento e não deixe de marcar uma consulta caso identifique algum dos sintomas. Um diagnóstico precoce é muito importante para a condição não piorar e, no caso das duas doenças, o especialista mais indicado para realizar o acompanhamento é o reumatologista.

Na Alba, você encontra consultas em mais de 40 especialidades para até o mesmo dia. Entre em contato e faça o seu agendamento:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena. 💚