blog

dicas de saúde e bem-estar

De onde vem a concentração dos atletas?

De onde vem a concentração dos atletas?

Publicado em 05 de Agosto de 2021 por Alba Saúde

6 dicas para ajudar na sua concentração

Manter a calma e a concentração nem sempre são tarefas fáceis, mas a falta delas pode atrapalhar bastante no dia a dia de qualquer pessoa.

É por isso que durante diversas competições esportivas, é comum vermos práticas de concentração que ajudam os atletas a controlar a ansiedade e lidar com toda a pressão de uma prova. E nessas Olimpíadas não está sendo diferente.

O atleta brasileiro Alison dos Santos (que ganhou a medalha de bronze), por exemplo, adotou o funk “Chama teu vulgo malvadão” como um mantra de concentração para dar um clima de leveza e não deixar o nervosismo atrapalhar nas provas.

Pensando nisso, a Alba separou 6 dicas para ajudar a melhorar a sua concentração ao longo do dia.

1. Ter uma boa noite de sono

Além de dormir a quantidade diária recomendada para a sua idade, a qualidade desse sono também é muito importante para o corpo.

Por isso, não fique usando aparelhos eletrônicos logo antes de ir dormir e prepare um ambiente favorável para a sua noite de sono. Se você não recuperar as energias, a sua concentração ficará prejudicada e será muito mais difícil realizar as tarefas do dia a dia.

2. Fazer meditação

A todo momento, recebemos um excesso de informações e estímulos. Por isso, é importante separar um tempo para tentar esvaziar a mente.

A prática de meditação traz inúmeros benefícios para as funções cognitivas, incluindo uma maior capacidade de fixar a atenção, fortalecimento da memória, além de facilitar na tomada de decisões.

3. Fazer exercícios físicos

A prática de se exercitar te dá mais disposição, alivia o estresse e ajuda a desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e memória.

E a melhor parte é que você não precisa pegar pesado para obter esses benefícios. Alguns minutos de atividade aeróbica todos os dias já são o suficiente para ajudar a manter o foco e a concentração em outras atividades.

4. Ter uma alimentação saudável

Uma dieta equilibrada e que forneça todos os nutrientes é essencial para a saúde. Por isso, evite alimentos gordurosos porque eles exigem muita energia para fazer a digestão, o que deixa o corpo cansado.

Beber a quantidade de água diária ideal para o seu peso (35 ml para cada quilo de peso corporal) também ajuda na concentração. Então, mantenha-se hidratado!

5. Fazer pequenas pausas

Ficar muitas horas seguidas em uma mesma atividade não é o ideal para manter a produtividade alta. O nosso cérebro precisa de um descanso para assimilar as informações e, quando isso não ocorre, fica ainda mais difícil de se concentrar.

Por isso, o recomendado é fazer algumas pausas de até 10 minutos para relaxar e distrair um pouco a mente.

6. Ouvir música

Além de bloquear ruídos do ambiente, ter uma trilha sonora para a sua atividade pode ajudar a trazer relaxamento e concentração.

Entretanto, é importante destacar que ela não pode trazer distrações para o cérebro. Por isso, aposte em músicas calmas e que você já conheça, mas evite as que tenham um significado muito emocional para você.

Aqui na Alba, você encontra consultas para até o mesmo dia em mais de 40 especialidades. Entre em contato e faça já o seu agendamento:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena!