blog

dicas de saúde e bem-estar

É COVID, gripe ou os dois?

Publicado em 12 de Janeiro de 2022 por Alba Saúde

Entenda sobre a dupla contaminação e saiba como se cuidar

A preocupação com os casos de COVID e de gripe ganhou um novo capítulo com a confirmação da dupla contaminação, também chamada de FLURONA”.

Aqui na Alba, nós já falamos sobre as semelhanças e diferenças entre as doenças, mas esses novos casos têm gerado mais dúvidas.

Então, se você quer ficar ficar por dentro de tudo, se liga nessas informações importantes.

É comum a dupla contaminação?

A confirmação desses casos ainda é recente, tanto no Brasil quanto no mundo, por isso os dados ainda não são suficientes para definir.

De uma maneira geral, a contaminação simultânea com dois vírus não é algo raro, o que explica por que os casos de flurona são possíveis. Principalmente por estamos em um momento de epidemia das duas doenças.

Os riscos à saúde são maiores?

Como todo quadro de infecção, os sintomas e a gravidade em cada paciente podem ser diferentes. Nesse sentido, ainda não é possível saber se a pessoa ficará pior ou não.

A própria contaminação por COVID apresenta casos extremamente diferentes: algumas pessoas manifestam apenas sintomas leves, como febre baixa ou tosse, já outras têm sintomas mais graves como falta de ar e dores no peito.

Outro fator é que a pessoa pode estar contaminada (testando positivo nos dois testes), mas não infectada. Ou seja, apesar de estar com os dois vírus, apenas um está agindo no corpo e causando sintomas.

Como saber se estou com dupla contaminação?

Como os sintomas do COVID e da gripe são muito parecidos (como já explicamos aqui), é muito comum a pessoa não conseguir diferenciar entre as doenças, muito menos saber se estão com os dois vírus.

Por isso, se você apresentar qualquer um dos sintomas, o recomendado é procurar um clínico geral ou um otorrinolaringologista, principalmente se eles permanecerem por mais de sete dias. Já para identificar ou não a contaminação, é necessário realizar o teste para cada doença.

Na Alba, você pode fazer o Teste de Antígeno para COVID e o Teste Influenza A+B para o H1N1 no mesmo dia e receber os resultados em apenas 15 minutos.

Quais cuidados devo ter?

Algumas práticas simples ajudam a prevenir as duas doenças, como:

  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Evitar levá-las ao rosto, principalmente à boca e nariz;
  • Usar álcool em gel para esterilizar as mãos;
  • Manter uma alimentação balanceada e beber bastante água;
  • Não compartilhar utensílios de uso pessoal;
  • Usar a máscara em lugares públicos;
  • Evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

Além disso, a vacinação é muito importante na prevenção, principalmente no período de maior circulação dos vírus.

Desse modo, também vale lembrar que a vacina não impede de você ser contaminado, ela evita que você desenvolva sintomas graves.

Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:⠀
⠀⠀⠀⠀
📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993
🏡 WhatsApp Coleta domiciliar: (21) 98264-0057

Cuidar da saúde na Alba vale a pena. 💚