blog

dicas de saúde e bem-estar

Beijoqueiros, cuidado! Confira 7 doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

Beijoqueiros, cuidado! Confira 7 doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

Publicado em 13 de Abril de 2022 por Alba Saúde

Você sabia que hoje, 13 de abril, é o Dia Internacional do Beijo?

A gente sabe que beijar é muito bom, mas é sempre importante ficar atento à saúde, já que um simples beijo é capaz de transmitir diversas doenças.

Na maioria das vezes, elas são causadas por vírus, bactérias ou fungos, passados através da saliva ou secreções, e se não tratadas da forma correta, podem se transformar em infecções mais sérias.

Por isso, a Alba preparou informações importantes sobre 7 doenças que são transmitidas pelo beijo:

Mononucleose

Também conhecida como Doença do Beijo, é uma infecção facilmente transmitida pela saliva e causada pelo vírus Epstein-Barr.

Os principais sintomas são fadiga, mal-estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e caroços na região do pescoço. Em alguns casos, ainda se pode ter dores intensas nas articulações, além de dor na barriga e manchas pelo corpo.

Herpes Labial

A gente já falou sobre a herpes por aqui, mas vale relembrar que a herpes labial é causada pelo vírus HSV-1. Apesar da forma mais comum de transmissão ser pelo contato direto com quem está infectado (com um beijo, por exemplo), é possível pegar o vírus ao compartilhar objetos pessoais.

Além das aparentes feridas no lábio, outros sintomas são dor, formigamento, coceira ou ardência na região da boca.

Caxumba

É uma infecção causada pelo vírus Paramyxovirus e transmitida por gotículas de saliva. Ela leva à inflamação das glândulas salivares e sublinguais.

Os principais sintomas da caxumba são inchaço e dor na região da mandíbula, dores ao mastigar e engolir, febre alta, dor de cabeça, além de fraqueza e perda do apetite. No caso dos homens, o vírus pode ainda causar inflamação na região dos testículos.

Sífilis

Apesar de ser uma infecção sexualmente transmissível (IST) bastante conhecida, a sífilis também pode ser passada através da saliva.

Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum e, inicialmente, provoca pequenas lesões na boca ou na região genital. Entretanto, se não tratada da forma correta, pode evoluir para uma doença crônica, levando à lesões cerebrais, cardíacas e ósseas.

Candidíase oral

Também conhecida como sapinho, a candidíase oral é causada pelo fungo Candida albicans e a forma mais comum de transmissão é pela saliva.

O principal sintoma é o aparecimento de lesões brancas na língua ou na parte interna das bochechas. Entretanto, pessoas com baixa imunidade (como é o casos dos bebês) podem ter uma infecção mais séria. Por isso, a recomendação médica é de não ficar dando beijos em recém-nascidos.

Gripe e resfriado

Apesar de serem causadas por vírus diferentes, a gripe e o resfriado são doenças parecidas e também são facilmente transmitidas através do beijo.

Entre os sintomas em comum estão dores no corpo e na garganta, mal-estar, nariz entupido, tosse e cansaço.


Além destas doenças, ainda existem diversos outros problemas de saúde que podem ser transmitidos através do beijo.

É claro que a solução não é nunca mais dar um beijo, mas os hábitos de higiene diária e a ida ao médico ajudam a evitar infecções mais graves.

Na Alba Saúde, você encontra consultas a partir de R$ 79*. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena.

*Consulte unidades, especialidades e médicos