Coca-Cola é eficaz contra a dor de cabeça? Neurologista explica
Uma neurologista americana viralizou nas redes sociais ao revelar que um bom remédio para acabar com as dores de cabeça e até mesmo com a enxaqueca é a Coca-Cola. Jessica Lowe admite sofrer com as temidas e famosas enxaquecas e que seu pedido é sempre o mesmo: “uma Coca-Cola grande (aproximadamente 950 ml) que tem cerca de 80 miligramas de cafeína”.
A substância, presente nos refrigerantes de cola, é a responsável por trazer alívio da dor. Isso porque, em quadros de enxaqueca, ocorre a vasodilatação de artérias da cabeça, que estimula nervos de sensibilidade que retroalimentam a dor. Já a cafeína reduz essa vasodilatação, melhorando o aspecto da dor.
— A Coca-Cola é uma bebida que foi lançada lá no passado como um medicamento para a dor de cabeça. Ela era vendida em farmácia, era como se fosse um xarope. Em sua composição, a quantidade de cafeína é suficiente para funcionar como um analgésico na hora da dor — afirma Thais Villa, neurologista do Headache Center Brasil.

Leia também: Como o café afeta o cérebro durante o sono? Novo estudo explica
Entretanto, a médica afirma que não se deve usá-la com frequência, visto que, além de analgésica, a cafeína é estimulante, ou seja, pode ter um efeito de sensibilizar ou estimular o cérebro de uma pessoa que tem enxaqueca.
— Pode ser que ela piore ou deixe a dor de uma forma crônica. Outros refrigerantes com cola e com guaraná também podem ajudar a cronificar dores de cabeça — explica Villa.
A especialista também afirma que não são todas as pessoas que podem tomar o refrigerante. Devido a essa estimulação, pessoas que sofrem de enxaqueca, ansiedade, gastrite crônica, hipertensão, arritmia cardíaca, não devem tomar a bebida como forma de alívio para dores de cabeça.
— Deve tomar muito cuidado, usar de maneira esporádica e, se a pessoa tem enxaqueca, ansiedade, insônia, arritmia, problemas de hipertensão, evitar usar os refrigerantes de cola e Guaraná. Obviamente, na dúvida, procure um médico especialista e faça tratamentos próprios para a condição — diz.
A ingestão excessiva e contínua deste tipo de produtos leva também ao agravamento de diabetes, obesidade, hipertensão arterial e doenças renais.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.
Publicar comentário