blog

blog

O fim da celulite? Tudo o que você precisa saber sobre o chip da beleza

O fim da celulite? Tudo o que você precisa saber sobre o chip da beleza

Publicado em 15 de Março de 2022 por Alba Saúde

Quem aí nunca ouviu falar sobre o chip da beleza?

Com a promessa de trazer melhorias estéticas e seu uso crescendo entre os famosos, o chip da beleza vem chamando a atenção do público. Muitas pessoas não sabem exatamente o que é nem como funciona, mas já querem colocar para ver essas mudanças práticas no corpo.

Mas antes de começar a pensar nele como uma opção, existem várias questões que você precisa ficar de olho. Então, continue aqui com a gente que a Alba veio explicar cada um desses pontos.

O que é?

O chip da beleza é um implante hormonal constituído principalmente de gestrinona, que pode ser usado de 6 meses a 1 ano. O dispositivo pode ser inserido em qualquer tecido de gordura, mas normalmente é colocado na região do glúteo.

Originalmente, ele foi desenvolvido para o tratamento da endometriose, já que ajuda a aliviar os sintomas. Entretanto, com o tempo, ele começou a ser utilizado também com outros objetivos.

Por causa da composição hormonal, o chip tem efeito contraceptivo, interrompe a menstruação e promove o aumento da libido. Já no lado estético, ele promete potencializar a perda de gordura, eliminação da celulite e ganho de massa muscular.

E qual é o lado negativo?

Com todas essas “vantagens”, é fácil entender porquê o chip vem fazendo tanto sucesso. Entretanto, existem outras questões que precisam ser levadas em consideração, principalmente para a segurança da sua saúde.

O primeiro ponto a se destacar é que, apesar de vários médicos aderirem, o uso desse dispositivo não é aprovado pela ANVISA. Os chips da beleza são fabricados por farmácias de manipulação e são feitos individualmente para cada paciente, com medicações e doses específicas – essa forma de produção também não é regulamentada no Brasil.

Isso é justificado pelo fato dos estudos não serem conclusivos: além de não apresentarem resultados comprovadamente eficazes, as pesquisas realizadas não seguem todas as regras necessárias.

Nesse sentido, ainda vale destacar os possíveis efeitos colaterais do dispositivo:

  • Aumento do clitóris
  • Aumento de pelos no corpo e rosto
  • Alteração da voz
  • Maior oleosidade da pele (o que faz aumentar a acne)
  • Queda de cabelo
  • Alterações hepáticas, cardíacas, nos níveis de colesterol e na fertilidade
  • Sangramento fora do período menstrual

Implanon x chip da beleza

Por também ser um implante hormonal, muitas pessoas confundem o Implanon com o chip da beleza, mas eles não são a mesma coisa!

O Implanon é um chip anticoncepcional que contém etonogestrel, um hormônio feminino sintético, e é o único implante da categoria aprovado no Brasil e reconhecido pela ANVISA.

Além de usarem hormônios diferentes, os dois implantes também não têm o mesmo objetivo. O propósito principal do Implanon é evitar a gravidez; já no implante de gestrinona, o efeito contraceptivo é apenas uma consequência da quantidade de hormônios e não o resultado esperado.

Na Alba,  a aplicação do Implanon é feita com a ginecologista Shanna Oliveira, nas unidades Carioca Shopping, Catete e Tijuca.

É importante destacar que a gestrinona é um hormônio aprovado no Brasil, porém o seu uso certificado é por via oral. Ainda não se tem comprovação de uma dosagem segura em sua utilização no implante, principalmente pela produção ser personalizada de acordo com cada paciente.


Métodos não aprovados por agentes oficiais são sempre um risco para a saúde. Qualquer tratamento hormonal, até mesmo no caso do Implanon, deve ser prescrito e acompanhado pelo médico, sem exceções!

Para obter resultados relacionados à estética, como emagrecimento ou definição muscular, o nutricionista é o mais indicado para te ajudar a ter hábitos saudáveis, com uma alimentação balanceada e rotina de exercícios físicos.

Na Alba Saúde, você encontra consultas a partir de R$ 79*. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato para marcar:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena.

*Consulte a especialidade e a unidade