Chico Buarque teve desequilíbrio sutil e se recupera bem após cirurgia
O problema de saúde enfrentado por Chico foi causado pelo acúmulo de líquido nos ventrículos cerebrais, o que aumenta a pressão dentro do crânio. A solução cirúrgica envolve a implantação de uma válvula no centro do cérebro, conectada a um cateter que desce por baixo da pele até a barriga. “Quando a pressão aumenta, a válvula abre, drena o excesso de líquido, ele vai para a corrente sanguínea e sai pela urina”, explicou Niemeyer.
O sintoma que levou à investigação médica foi um leve desequilíbrio. “Ele teve um desequilíbrio sutil, normal nessa idade. Poderia perfeitamente seguir a vida com isso. Tem gente que não quer se submeter à cirurgia e prefere, com o passar do tempo, andar com bengala, por exemplo. O implante da válvula é para melhorar totalmente a qualidade de vida do paciente”, disse Niemeyer.
O médico explicou que, apesar de a técnica cirúrgica ser a mesma ao longo dos anos, os equipamentos evoluíram. “As válvulas estão mais sofisticadas. Antes tinham uma pressão fixa e eventualmente precisavam ser trocadas. Agora são regulares. Importante falar que nenhum dispositivo fica aparente no corpo”, esclareceu

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.






Publicar comentário