Bebedores de café na meia -idade desfrutam de uma velhice mais saudável, o estudo encontra

St. Paul, Minnesota, 2 de junho (UPI) – Consumir café regular durante a meia idade pode proporcionar um impulso de saúde para as mulheres, à medida que envelhecem, de acordo com uma descoberta revelada na segunda -feira com base na análise preliminar de dezenas de milhares de registros de saúde.

Depois de vasculhar dados de saúde de mais de 47.000 mulheres coletadas durante um período de 30 anos, pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard disseram que encontraram evidências de que mulheres que bebiam quantidades moderadas de café na meia-idade eram mais propensas a exibir um envelhecimento saudável, como força mental contínua e nitidez nos últimos anos.

Um resumo dos resultados preliminares do estudo foram apresentados na Conferência 2025 da Sociedade Americana de Nutrição em Orlando, na Flórida, pela principal autora Sara Mahdavi, bolsista de pós-doutorado da escola e professora adjunta do Departamento de Ciências Nutritais da Universidade de Toronto.

Embora os benefícios à saúde fossem evidentes entre os bebedores de café, eles não foram repetidos entre as mulheres que relataram beber outras bebidas com cafeína, como chá e cola, relatou Mahdavi.

Os dados utilizados foram selecionados do Estudos de Saúde dos Enfermeirosuma série de estudos marcantes que rastrearam os resultados de estilo de vida e saúde desde 1976. Eles incluem acompanhamentos regulares dos participantes do estudo, repetindo suas avaliações de fatores de saúde e estilo de vida.

Os pesquisadores de Harvard analisaram a ingestão de cafeína relatada por 47.513 participantes que preencheram questionários validados de frequência alimentar. Eles definiram “envelhecimento saudável” como “viver com 70 anos ou mais, sendo livres de 11 doenças crônicas principais, mantendo a função física, tendo boa saúde mental, não exibindo comprometimento cognitivo e não mostrando queixas de memória”.

ARTIGO  Planos de saúde devem marcar consultas básicas em 7 dias

Usando os dados de acompanhamento do NHS, eles restringiram o campo a 3.706 mulheres que atenderam a todos os critérios de envelhecimento saudáveis ​​30 anos após a inscrição. Entre eles, os indivíduos que disseram que o café regular era sua principal fonte de cafeína tinham melhores probabilidades (2% a 5%) dos resultados mais saudáveis ​​em cada um dos domínios definidos.

A ingestão de café e chá descafeinados, no entanto, não foram associados significativamente às chances de envelhecimento mais saudável em nenhuma área, enquanto a ingestão de cola foi realmente associada a piores resultados saudáveis ​​de envelhecimento.

O estudo, financiado pelo National Institutes of Health, ainda não foi submetido ao processo de revisão por pares exigido para publicação em uma revista científica e, portanto, é considerada preliminar.

Mahdavi disse a UPI que os resultados sugerem que a cafeína por si só não é necessariamente um ingrediente para uma velhice mais saudável. Em vez disso, o benefício parece vir de uma maneira ainda misteriosa pela qual interage com as propriedades químicas do café.

“Embora a própria cafeína possa contribuir para a alerta de curto prazo e os efeitos vasculares, o café é uma bebida complexa contendo centenas de compostos bioativos”, disse ela em comentários por e-mail. “Muitos deles-incluindo polifenóis como ácidos clorogênicos-têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

“É possível que a sinergia entre cafeína e esses compostos seja fundamental. Isso pode ajudar a explicar por que vemos benefícios à saúde com o café, mas não com outras fontes de cafeína, como refrigerante ou bebidas energéticas”.

Enquanto isso, a composição genética de um indivíduo também parece desempenhar um papel na forma como os benefícios da cafeína são traduzidos para o envelhecimento saudável.

ARTIGO  9 Perfumes que Encantam: Escolhas Perfeitas para Conquistar

UM 2023 Estudo Co-autoria de Mahdavi focada em como a genética diferente pode afetar a capacidade de um indivíduo de metabolizar a cafeína. Ele descobriu que uma variação genética em uma proteína chamada CYP1A2 pode afetar a rapidez com que uma pessoa desintoxica e limpa a cafeína de seu sistema, o que por sua vez pode afetar a forma como isso afeta sua saúde.

Stephen Safe, professor de bioquímica e biofísica da Universidade do Texas A&M e observou um pesquisador sobre os benefícios à saúde do café, disse que as descobertas do estudo de Harvard de efeitos diferentes no café vs. cola “são conclusões um tanto confusas/contraditórias” que talvez apontam de cafeína como a principal variável.

“Acho que existe uma crescente literatura científica que apóia o papel de muitos outros componentes no café associado aos seus benefícios à saúde”, disse ele à UPI. “Por exemplo, existem extensos dados publicados sobre ácidos clorogênicos e outros polifenólicos como agentes de promoção da saúde.

“Alguns resultados não se encaixam nessa atividade de promoção da saúde do café e a resolução dessas diferenças exigirá pesquisas adicionais”, afirmou.

Mahdavi disse que seu trabalho faz parte de um esforço mais amplo para mapear como a genética individual e pode ser escolhida para adaptar as dietas – um campo emergente conhecido como nutrigenômica, amplamente definido como o estudo de como os fatores nutricionais podem proteger o genoma humano contra danos.

“Acredito que estamos avançando em direção a um futuro em que os conselhos alimentares podem ser adaptados com base em perfis genéticos e metabólicos”, disse ela. “Nosso trabalho anterior em nutrigenômica mostrou que os indivíduos metabolizam a cafeína em taxas diferentes com base em variantes genéticas, como no gene CYP1A2.

ARTIGO  Seu corpo sente tudo! Veja como o clima impacta sua saúde

“Compreender como as pessoas respondem de maneira diferente aos compostos bioativos no café, pode ajudar a otimizar não apenas a segurança, mas também os benefícios à saúde – principalmente à medida que aprendemos mais sobre como esses compostos afetam as vias de inflamação, envelhecimento vascular e longevidade”.

Vídeo Viral - Sistema de Bloqueio
🔒

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Para continuar assistindo este vídeo incrível, compartilhe este post sobre perfumes com seus amigos no Facebook!

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário