Anvisa proíbe venda de 3 marcas de ‘café fake’

Produtos continham matéria-prima imprópria para o consumo humano

2 de junho
2025
– 10H04

(atualizado às 10h44)

Resumo
Anvisa proibiu a venda de três marcas de “café fake” por conter matéria-prima imprópria para consumo humano, alegando contaminação por ocratoxina A e rótulos que induzem ao erro.




As bebidas sabor café das marcas Pingo Preto, Melissa e Master Blends foram proibidas de serem comercializadas

As bebidas sabor café das marcas Pingo Preto, Melissa e Master Blends foram proibidas de serem comercializadas

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de três marcas de “Café falso” que continham matéria prima imprópria para consumo humano. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 2.

Segundo a agência, análises do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostraram que os produtos das três marcas estavam contaminados com ocratoxina A, uma toxicina danosa aos rins. Além disso, foram encontradas outras matérias estranhas e impurezas.

A descrição dos produtos também estaria induzindo o consumidor ao erro. De acordo com a Anvisa, as marcas diziam que o café vendido era feito com “polpa de café e café torrado e moído, mas constituindo-se de café arábica grão cru submetido à torra”, que seria inferior.

Os produtos também eram vendidos como “pó para o preparo de bebida sabor de café“. Para a Anvisa, “a denominação constante no rótulo pode causar erro e confusão em relação à natureza do produto, uma vez que esse deve ser enquadrado como café”.

“Também foi verificada a contaminação no produto acabado, indicando falhas nas boas práticas de fabricação no processo de seleção de matérias primas, de produção e de controle de qualidade do produto acabado”, diz a agência na descrição do que motivou a proibição das três marcas.

Veja quais são os produtos proibidos pela Anvisa:

  • Pó para o preparo de bebida sabor café da empresa Mestre mistura (CNPJ: 71993380000150);
  • Pó para preparo de bebidas sabor café tradicional da marca Melissaproduzida pela DM alimentos (CNPJ: 05480948000105);
  • Pó para preparo de bebidas sabor café preto da marca Pingo Pretoproduzido pela Jurerê Caffe Comércio de Alimentos (CNPJ: 00214257000146).

O Terra entrou em contato com as três empresas vinculadas às marcas, em busca de um posicionamento sobre a proibição, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário