blog

dicas de saúde e bem-estar

Jada Pinkett Smith

Alopecia: Tudo sobre a doença da Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith

Publicado em 29 de Março de 2022 por Alba Saúde

O Oscar do último domingo ainda está dando o que falar por causa da polêmica entre Chris Rock, Will Smith e sua esposa, Jada Pinkett Smith. Por outro lado, a confusão acabou trazendo uma doença à tona: a alopecia.

Por conta da queda de cabelo causada pela doença, Jada decidiu manter a cabeça raspada para ajudar a lidar com a autoestima. Outras artistas como a ex-bbb Juliette, a cantora Maraísa e a modelo Tyra Banks já falaram abertamente sobre suas experiências com a alopecia.

E para tirar todas as suas dúvidas, a Alba preparou algumas informações para você.

O que é?

A alopecia é uma doença que provoca a queda repentina de cabelo ou pelos em grande quantidade, tanto em homens quanto em mulheres.

A condição pode ser causada por diversos fatores, como influências genéticas, inflamações locais, doenças sistêmicas ou estresse.

Quais são os tipos?

Os tipos variam de acordo com a causa e como se dá a queda dos fios. Nesse sentido, os mais comuns são:

– Areata: doença autoimune que pode afetar pequenas áreas ou causar a completa ausência dos fios.
– Androgenética: também é autoimune, mas costuma causar o afinamento progressivo dos fios.

A queda pode ser intensificada por fatores emocionais em qualquer tipo de alopecia.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é exatamente a perda de pelos, principalmente de cabelo. Além da queda em si, a condição não traz riscos à saúde e não é contagiosa.

É importante destacar que nem toda perda de cabelo está relacionada à alopecia. Outros motivos específicos, como uso excessivo de química ou consumo de determinados remédios, podem afetar a textura de fios ou fazer com que caiam.

Tem como evitar a queda de cabelo?

É difícil falar de uma prevenção definitiva, principalmente em casos genéticos. Entretanto, existem orientações que tentam evitar quadros intensos.

Tratamentos com medicamentos tópicos e injeções no couro cabeludo são capazes de estimular a produção de cabelo, mas precisam ser feitos de modo constante. Já para áreas que estão muito danificados, uma opção é o transplante capilar.

De um jeito ou de outro, a ida ao dermatologista é fundamental para o diagnóstico correto de alopecia, assim como a sua causa e o tratamento adequado.

Na Alba Saúde, você encontra consultas dermatológicas a partir de R$ 79*. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena.

*Consulte a unidade