Agentes de saúde e de endemias têm encontro para alinhamento de atividades e balanço das ações deste ano – Início
As Agentes Comunitárias de Saúde e as Agentes de Combate às Endemias de Capivari de Baixo se reuniram ontem (03) com o coordenador da Vigilância em Saúde Rodrigo Vargas para falar sobre doenças e agravos, esquema vacinal e as ações da Vigilância em Saúde em 2025.
A Vigilância em Saúde atua como um radar, acompanhando o surgimento de doenças, focos de endemias, surtos, notificações e promovendo ações para evitar que o problema se espalhe. Ela une Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e da Saúde do Trabalhador, sempre com o olhar atento e preventivo.
As ACE atuam incansavelmente no combate ao Aedes aegypti, percorrendo as ruas, os quintais e as casas, combatendo o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Elas Identificam e eliminam focos do mosquito; educam a população sobre prevenção e aplicam larvicidas e monitoram armadilhas.
Já as ACS são elo entre a comunidade e a saúde; a ponte entre o posto de saúde e o morador. Elas conhecem o nome, a história e as necessidades de cada família da sua micro área. Seus papéis são de acompanhar gestantes, crianças, idosos e doentes crônicos; levar informações sobre saúde e prevenção; identificar problemas precocemente; e encaminhar para a equipe de saúde quando necessário.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.






Publicar comentário